sexta-feira, 10 de abril de 2015

Flash Submersos - O batismo e o poder do Espírito Santo
Jubrac Jacuí22:12

A ordem do Senhor Jesus para os discípulos foi: fiquem em Jerusalém até que do alto sejais revestidos de poder. Deus escolheu Jerusalém. Havia um propósito de Deus em relação àquele lugar. Muitas coisas estavam envolvidas na permanência dos discípulos naquele lugar.

Os discípulos permaneceram em Jerusalém e quando chega o dia, o Espírito Santo vem sobre eles. Para muitos, ali não estava acontecendo nada, mas para Deus, o que Ele havia falado estava acontecendo. O desejo de Deus é comunicar aos seus amigos o que está acontecendo ou para acontecer. Os discípulos poderiam ter priorizado tudo ao invés da vontade de Deus, mas decidiram priorizar a ordem de Deus e foram revestidos com o Espírito Santo.

O batismo com o Espírito Santo é uma das primeiras coisas que o crente deve receber após sua conversão, mas não é o que acontece por razões como a ignorância, o ensino errado, a visão distorcida de que isso era apenas para a igreja primitiva, o desinteresse ou uma vida cristã superficial. As pessoas que vão sendo salvas têm o direito de receber o Espírito porque o Senhor já as deu o direito de usufruir do Espírito. Nós, como igreja, lembramos de como era no passado, mas agimos como se pudéssemos abrir mão de ver os novos convertidos sendo cheios do Espírito Santo.

Somente com o poder de Deus podemos andar em vitória e prevalecer sobre a carne, o mundo e o diabo. Só a igreja tem a condição de ser vitoriosa sobre tudo isso porque o Espírito Santo foi enviado para estar na igreja.

Portanto, o batismo com o Espírito Santo e um dom de Deus que todo cristão regenerado pode e deve receber porque já nos foi dado, esta à disposição da igreja.

A promessa do pai de que falou Jesus Cristo

Há muitas promessas no Antigo Testamento referentes ao envio do Espírito Santo, mas nos ateremos à de Ez 36:26,27. Ninguém crê em Jesus se não for por meio do Espírito. Na verdade, todo crente genuíno tem o Espírito Santo morando nele, mas nem todos são cheios dele.

O trabalho da Trindade é tão bem executado de forma que não há necessidade de qualquer tipo de interferência humana. É o Espírito Santo quem convence o homem e se não for por Seu intermédio, não há novo nascimento, regeneração. Então, o Espírito vai, libera a palavra, testifica para que o homem creia no Filho. Por sua vez, o Filho diz: ninguém vem a mim se o Pai não o enviar. A Trindade executa o processo de salvação de forma eficaz, sem que a velha natureza possa ter participação.

Quando a igreja lavada e remida no sangue do Cordeiro chegar no céu, não haverá nada em nós no sentido de pendência ou dívida. O que haverá será somente adoração ao Cordeiro, louvor àquele que venceu. Não há como a igreja tirar os olhos dele, se distrair ou se entreter. A obra da salvação foi executada de tal forma que quando a grande multidão comparecer diante do trono de Cristo, nós apenas diremos "Santo é o Senhor dos Exércitos". O louvor é dele, a glória pertence a Ele.

Assim, a igreja não pode aceitar nem mesmo a ideia de que alguém possa tomar o lugar que é do Senhor Jesus. O culto começa e termina com Ele, quem batiza com o Espírito Santo é Ele. Por isso, o levantar das mãos, o dobrar dos joelhos são para o Senhor da Tribo de Judá. Então, não podemos aceitar a ideia de que qualquer coisa aconteça por nossa causa, pois a igreja e a obra estão edificadas nele, a rocha, a pedra da esquina.

No Pentecostes, os irmãos da primeira igreja foram tomados de tamanha alegria que não conseguiam se conter. O Pentecostes foi uma festa porque foi quando o Espírito Santo veio morar na igreja(Rm 8:9).

Ser batizado com o Espírito Santo é fundamental para vivermos uma vida cheia dele (Ef 5:18). O batismo com o Espírito é um ato de derramamento, mas o enchimento dele é o estado de surgir, vir à luz, iniciar. Quando somos batizados, recebemos também a virtude para servirmos, mas pela plenitude no Espírito, podemos encarnar o caráter de Cristo e manifestar o fruto do Espírito (Gl 5:22,23).

O batismo com o Espírito Santo

João declarou que Jesus é o  batizador, ou seja, é ele quem capacita a pregar, a interceder, a orar mais intensamente e nos submetermos à vontade de Deus. É poder para uma vida cristã vitoriosa.

Uma promessa para hoje

No dia de Pentecostes, o Senhor cumpriu a promessa de enviar Seu Espírito Santo para viver em nós e nos revestir de poder (At 2:38,39). A  bíblia revela que a maioria das pessoas que recebeu o batismo começou a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo as capacitava (at 2:4). O Espírito dá as palavras e nós só as falamos (Jo 7:38). Quando recebemos a Jesus como nosso Senhor e Salvador, somos imediatamente perdoados e salvos da condenação eterna, mas isso não significa que passamos a ser controlados pelo Espírito Santo.O batismo com o Espírito não é algo que recebemos automaticamente, mas temos essa benção à nossa disposição assim que nascemos de novo. O que precisamos fazer é tomar posse o quanto antes.

O poder do Espírito

Quando Deus nos chama, também nos capacita. Apesar do treinamento teológico que os discípulos tiveram aos pés de Jesus ao longo de três anos, ainda não estavam prontos para fazer discípulos (Mt 28:19, 20) pois ainda não estavam cheios do Espírito Santo. Quando somos cheios do Espírito, essa condição passa é notória em nossas vidas. O Poder do Espírito Santo deve ser permanente na vida do crente (1 Tm 6:12) e reproduz os atos próprios do caráter de Jesus (2 Co 3:18). Observamos que, quando Jesus declarou "recebereis poder", Ele estava sinalizando aos seus discípulos sobre uma nova experiência, diferente de tudo que já tinham vivido.

At 19:1-6 - A palavra poder do original grego também significa força, fortaleza, capacitação. Por meio desse poder, o crente consegue perseverar em oração, ser testemunha convincente do evangelho, etc. Entretanto, a ordem do Senhor é "enchei-vos do Espírito", o que significa que em todo tempo temos que nos encher do Espírito, o que não significa ter mais dele, mas Ele controlar toda a nossa vida.

Quem é cheio do Espírito Santo pode ouvi-lo sem problemas. Não há ruidos que o impeçam de atender ao Seu divino chamado. Mesmo em meio às maiores lutas e ruídos, quem anda com o Espírito Santo consegue ouvi-lo. Mesmo em meio às tribulações, Deus nos estende a mão e nos garante a Sua divina ajuda.

Ap 22:29 - Quem tem ouvido? A igreja! Ela tem ouvido a palavra, ela tem ouvido para a palavra. Por isso, quando vem a tribulação, ela reconhece a voz do bom pastor.

O Espírito Santo nos dá poder para sermos testemunhas de Cristo (Lc 10:9). A palavra original do grego para testemunhas é a mesma que dá origem ao termo mártir. Testemunhas é o mesmo que manifestar aquilo que Jesus fez e está fazendo em nossas vidas. É esse poder para testemunhar que o Espírito Santo deseja nos dar.

O Espírito foi enviado para habitar em nós afim de:

  • Manifestarmos o Seu fruto que é o caráter de Cristo;
  • Sermos cheios de poder para anunciar o evangelho (sermos testemunhas);
  • Levar-nos a conhecer a Palavra de Deus e assim termos fé para realizar as obras de Jesus;
  • Assegura-nos que somos filhos de Deus;
  • Lembrar-nos dos ensinamentos de Jesus;
  • Ajudar-nos em todas as nossas limitações, ensinando o que fazer em situações específicas, como orar, que decisões tomar, o que pedir e como falar;
  • Guiar-nos à verdade, livrando-nos do erro e do engano;
  • Consolar-nos em meio às tribulações e nos encher de coragem para enfrentar vitoriosamente todos os problemas da vida.

Devemos passar a louvar a Cristo, glorificando aquele que venceu todos os nossos inimigos e nos fez templo do Espírito Santo. Devemos ter uma postura de louvor e adoração porque Deus habita entre os louvores do seu povo.

Uma das manifestações do batismo com o Espírito é falar em outras línguas, mas a maior manifestação é falar a linguagem do amor. É um desejo de estar mais próximo de Jesus e cumprir o Seu propósito de abençoar a todas as famílias da Terra. A igreja foi levantada para abençoar a todas as famílias da Terra. Não pode ficar com ciúme, falar ou esperar o mal de ninguém porque o papel da igreja é abençoar.

Enquanto apedrejavam Estevão, esperava-se dele um palavrão ou coisa parecida, mas da boca de Estevão não saiu uma maldição, saiu uma benção, que caiu em Saulo e quando ele vem no caminho de Damasco com a carta no bolso para prender, para judiar da igreja, Deus faz a obra porque o Senhor ouve quando a igreja abençoa. Então Saulo cai e Deus pergunta o por quê de ele perseguir a Jesus e Jesus faz a obra na vida dele.

Terça a noite
Preletor: Pr. Isaías
Texto base: Mt 3:11 / At 1:4,5,8

Sobre o autor

Jubrac Jacuí
A Jubrac Jacuí faz parte da Rede Jovem, a divisão de jovens e adolescentes do Tabernáculo O Brasil para Cristo em Vila Jacuí.