domingo, 7 de abril de 2013

Alegria só de passagem
Jubrac Jacuí20:46

(ECLESIASTES 8:15) 
Esses dias me peguei pensando sobre a alegria. Estava numa reunião e o orador nos convidou a orar, todos pararam de conversar, rir, abaixaram suas cabeças bem serenos. De repente no silêncio alguém parou e disse: "gente já parou pra analisar que quando paramos para orar todo mundo fica sério de repente! Vocês estavam rindo e compartilhando coisas, aí na hora de falar com Deus todo mundo fecha a cara bem sério... eu não entendo isso!".
Depois que ouvi isso...essa pergunta ficou martelando também na minha cabeça a se expandiu para outras...  
De um momento nostálgico de risos, alegria e compartilhamentos, no momento de falar com Deus nos tornamos sérios com uma feição totalmente fechada e voz sombria... Mas Deus gosta disso? Esse Deus alegre e de amor gosta que entremos na presença d'Ele tão sérios? Sem risos, sem uma voz afoita de felicidade pelas conquistas, livramentos, novidades? Engraçado, pois justamente através D'Ele que podemos ter e vivenciar tudo isso? Sei lá... Se um Deus que é considerado amigo íntimo, creio que Ele ia amar compartilhar dessas conversas alegres e sorridentes, ainda mais quando Ele faz parte dessas histórias! 
Eu trabalho num lugar super sério, onde volumes de vozes altas não são permitidos, onde a exaltação ou alvoroço não são tolerados. Sim, nesse quesito é meio chato. Você chega, diz "bom dia", aí liga seu computador e, de preferência, sem distrações, então quando der seu horário você dá um "tchau" e só! Mas meus dias se tornaram diferentes nos últimos tempos. Mudaram o layout do setor e tive que sentar ao lado de uma menina que nunca tinha conversado mas que de longe quando a via, a achava um "ser" bem estranho e peculiar..acredite, essa percepção não mudou...rsrsr!
Aí você pergunta: "Que mudança rolou?" Aí que está...  não foi eu quem mudou, mas ela que mudou a mim e muitas coisas e pessoas ao seu redor. Ela é tão animada e alegre que às vezes a gente fica sem entender o motivo de tanta euforia. Ela quebra o silêncio mórbido, elogia, faz comentários pequenos mas que mudam muita coisa... aliás, mudam pessoas e suas atitudes. Eu costumo dizer a ela brincando "dá pra você ser menos feliz???" hahaha..mas a verdade é que eu adoro!!
 Então eu paro e penso: "Poxa, engraçado isso! Alguém que está neste estado alegre a maior parte do tempo seja com quem for e onde for (acredite, ela é assim com todo mundo) e muitas pessoas que conhecem a Deus e deveriam ter essa alegria pela GRAÇA que vos foi dada é totalmente o oposto!... Por que?"
 Você já passou por situações, por exemplo, num domingo após o culto, quando cumprimentou alguém que não fez a diferença no seu "a paz do Senhor" ou "olá"? Foi aquela coisa meio por clichê, meio que só por obrigação que chega a ser até meio "insonsa", sabe? Mas, não era justamente para esse povo ser intensamente alegre pelo que são, pelo que tem, e pelo que Deus fez em suas vidas, e hoje são cientes de tudo isso???
Parece às vezes que muitos dos chamados cristãos tem a tal "alegria passageira" mais do que aqueles que não conhecem as maravilhas que Deus fez e faz! Sabe, chega a ser meio estranho vivenciar e assistir essas cenas…
 Voltemos ao assunto do início. Seriedade, cara fechada, clichês em palavras e ações é assim quando você ora? Se é assim com seu melhor Amigo, aquele que conhece você melhor que ninguém intimamente, então creio que não seja diferente com seu próximo  certo? E sendo assim, o que você está transmitindo? A quem você tem abençoado com sua alegria ou seria sua seriedade, tristeza, caras feias, palavras duras, etc??
Tente fazer como minha amiga (aprendi muito nesse tempo com ela), às vezes ela me tira do sério (risos), mas essa alegria extrema que me tira a seriedade do dia e me faz obter um dia diferente e mais colorido mesmo quando tudo vai mal. Ela faz a diferença apenas nas gargalhadas, piadas, sorrisos, elogios, brincadeiras, atenção que dá as pessoas, enfim, meus dias hoje são mais legais e cheios de surpresas, mesmo que isso vá contra alguns paradigmas de onde estamos ou pessoas que convivemos (rs). Não tenho de exemplo só minha amiga que tem esse modo de agir, e sim algumas pessoas ao meu redor e melhor do que estar perto deles, e aprender com eles!! 
E você como tem vivido ou transmitido essa tal alegria? Treine com seu melhor Amigo, comece com um "Bom dia, Deus!" com um sorriso logo pela manhã, larga essa "alegria passageira" e se agarre na alegria que vem do céu!
 
 
In Category : ,

Sobre o autor

Jubrac Jacuí
A Jubrac Jacuí faz parte da Rede Jovem, a divisão de jovens e adolescentes do Tabernáculo O Brasil para Cristo em Vila Jacuí.