sexta-feira, 10 de abril de 2015

#FlashLec - Cinquenta tons de cinza
Jubrac Jacuí22:46

Vocês foram comprados por um alto preço, portanto glorifiquem a Deus com o corpo de vocês

Texto base: Gn 39:1-20

José foi obrigado a sair de casa com 17 anos  porque foi vendido como escravo pelos seus irmãos, mas enquanto escravo de Potifar, o servo do rei, as coisas começaram a melhorar para ele.

A bíblia diz que ele tinha boa aparência. No meio de toda essa dificuldade, longe da família, longe de tudo que ele era acostumado, rola uma carência e surge uma oportunidade com a mulher de Potifar, que também deveria ser bem afeiçoada porque ele se sentiu tentado. No versículo 10, diz que ela foi insistente, mas José era esperto. Como ele não tinha como escapar porque tinha que trabalhar, ele evitava ficar perto dela, que por sua vez, com certeza fantasiava com José, pois a bíblia diz que ela o cobiçava.

Fantasia é deixar de lado as regras e deixar a imaginação fluir. E aí entra o filme 50 tons de cinza. Esse tipo de filme, que aguçou a curiosidade de muita gente, mexe com a parte do cérebro relacionada à fantasia e está causando um frenesi muito maior entre as mulheres do que entre os homens.

Há notícias deprimentes a respeito do que as pessoas tem feito em exibições do filme. O problema é que esse ele traz conceitos completamente contrários à vontade de Deus, o que já dá pra saber só de ler a sinopse ou ver o trailer: os dois não são casados e tem um relacionamento no qual agem como se fossem. Só que, para piorar, é cheio de perversão - ou seja não é necessário ver o filme para saber que não é conforme a vontade de Deus.

Conceitos que não tem a ver com a vontade de Deus:


  1. Os jovens não são casados e mantém relações sexuais mesmo assim - o que não tem nada de normal porque Deus é muito claro na Sua palavra quando diz que rejeita qualquer imoralidade sexual e, para Ele, fazer sexo antes do casamento é imoral, conforme Sua palavra.
  2. O sexo é retratado de forma lasciva, deturpando o relacionamento como Deus planejou. Lascívia é quando uma pessoa age de maneira completamente egoísta. O sexo dentro do casamento é uma coisa santa. Adão e Eva já tinham intimidade antes de pecar. Em Gl 5:17, a bíblia diz que a carne luta contra o espírito constantemente, ao ponto de nós não fazermos o que desejamos, ou seja, ou fazemos o que o espírito deseja ou o que a carne deseja. Conteúdos como esse enchem a cabeça das pessoas com fantasias previamente criadas pelo inferno para que elas sejam enganadas.
  3. Um relacionamento egoísta, não amoroso e dominador. Isso ataca de frente os princípios de Deus. O casamento na terra é um reflexo direto do casamento entre Deus e a igreja (Ef 5:31-32 / Ap 19:7). O casamento é algo espiritual, representando o que é realmente verdade - o casamento entre Jesus e a igreja. Esse tipo de abordagem não reflete de maneira alguma a intimidade que Deus preparou para o casal. A palavra instrui ao homem que quer/vai se casar ou já se casou que ame sua esposa como Cristo amou a igreja. Nossos pensamentos vão determinar nossa postura diante do pecado, por isso esse tipo de filme ou literatura ataca exatamente a nossa mente. José tinha um alvo e o alvo dele era ser fiel - por isso, ele conseguiu ser firme com a esposa de Potifar. Ele não usou seu corpo em benefício próprio nem desculpas como a carência diante de Deus. 1 Co 6:20 - Com Sua morte, Jesus comprou nossa alma, nosso coração, nosso corpo, Ele comprou tudo.
Não percebem que esse não é o caminho de se viver? Os injustos, que não se preocupam com Deus não farão parte de seu Reino. Quem usa e abusa das pessoas, do sexo, da terra e de tudo que nela existe não se qualifica como cidadão do Reino de Deus; Estou falando de libertinagem heterossexual, devassidão homossexual, idolatria, ganância e vícios destruidores. Alguns de vocês, por experiência, sabem do que estou falando, pois, não faz muito tempo, vocês estavam no topo dessa lista. Mas foram purificados e tiveram uma nova chance, oferecida por Jesus, nosso Senhor e Messias, e pelo Deus presente em nós, o Espírito. 
Só porque  algo é correto diante da lei, não significa que seja espiritualmente apropriado. Se eu saísse por aí fazendo tudo que tenho direito de fazer, seria um escravo dos meus próprios caprichos.
Vocês conhecem o velho ditado: "Primeiro você come para viver, depois vive para comer"? Pois bem, pode ser verdade que o corpo seja apenas temporário, mas não é desculpa para entupi-lo de comida ou entregar-se ao  sexo. Uma vez que o Senhor nos honra com um corpo, honremos também a ele com nosso corpo.
Deus honrou o corpo do Senhor, levantando-o do túmulo. Ele usará o mesmo poder para ressuscitá-los. Até lá, lembrem-se de que nosso corpo foi criado com a mesma dignidade do corpo do Senhor. Vocês não levariam o corpo do Senhor a um prostíbulo, levariam? Espero que não.
 Sexo é mais do que pele sobre pele: é tanto um mistério espiritual quanto um ato físico. Como está nas Escrituras: "Os dois se tornam um". Já que queremos nos tornar espiritualmente um com o Senhor, não devemos buscar o tipo de sexo que foge do compromisso e da intimidade, ficando mais solitários ainda - o tipo de sexo que nunca "se torna um". Há um aspecto no qual os pecados sexuais são diferentes de todos os outros. No pecado sexual, violamos a sacralidade do corpo, que foi feito para o amor idealizado por Deus, para "tornar-se um" com a outra parte. Ou vocês não sabem que o corpo é um lugar sagrado, onde mora o Espírito Santo? Vocês percebem que não podem viver de qualquer maneira, desperdiçando algo pelo qual Deus pagou um preço tão alto? A parte física não é mero apêndice da parte espiritual. Tudo pertence a Deus. Portanto, deixem que as pessoas vejam Deus no corpo de vocês e através dele.
1 Co 6:9:20 - versão A Mensagem

Nós precisamos saber qual o nosso propósito porque isso nos ajudará a nos mantermos firmes (Rm 8:28,29). José tinha claro isso: Deus está contando comigo, por isso eu não vou pisar na bola. Deus nos limpa, nos liberta, coloca em nós o Espírito Santo e às vezes não contamos com nada disso e fazemos um monte de coisa que achamos que é a nossa vontade, mas que são a vontade do diabo - isso porque não temos propósito. Deus nos chamou para que sejamos a imagem de Cristo e o plano dele não muda porque pecamos. O plano ainda é o mesmo de quando Ele criou o homem - a Sua imagem e semelhança. Deus não é homem, não se desespera. Ele tem um plano: ter uma família na qual os filhos mais novos pareçam com o Filho mais velho.

Fazendo o que você está fazendo você está se parecendo com Jesus?

José testemunhou o verdadeiro motivo de não se deitar com a mulher de Potifar (Gn 39:8,9). Ele não tinha vergonha de dizer o verdadeiro propósito da vida dele e muitas vezes nós temos, arrumamos desculpas em vez de dizer o real motivo de nossas atitudes.

Conseguimos viver nosso propósito quando o Espírito Santo vai nos enchendo.

Somos muito permissivos - abrimos exceções que Deus não abre e com isso, vamos indo cada vez mais para o raso. Ef 5:11 fala sobre falar em oculto - mesmo quando são só conversas entre amigos, a pessoa está enchendo a cabeça de coisas contrárias aos princípios de Deus.

4. A santidade é radical - Deus não muda Seu padrão de santidade por nossa causa. Com Ele é sim, sim e não, não e acabou. Falta em nós sermos violentos, radicais contra o pecado, confessar na primeira. Não podemos aceitar uma santidade fajuta que hoje está e amanhã não está. Nós nos permitimos fazer determinadas coisas que Deus não permite. Não existe pecado aceitável. Pecado é pecado! Não são grandes erros que nos tiram do nosso alvo, são pequenas distrações. 1 Co 9:25-27 - Como você tem corrido sua carreira cristã? José venceu porque foi radical! A gente está perdendo porque a gente não é radical. Se quisermos vencer essa área, temos que ser radicais.

José foi radical e foi pra cadeia, ainda. Isso não é contraditório? Não. Deus ainda tinha o melhor para José e tem o melhor para nós, só que precisamos ser radiciais. Temos que treinar com objetivos.

Seja radical contra o pecado e você vai ver o que Deus tem pra você!

Se José achasse que ficar com a mulher de Potifar era tudo, ele tinha ficado por ali mesmo, mas Deus o fez governador do Egito.

Para 50 tons de cinza, basta um tom de vermelho! Uma gota de sangue de Jesus nos purifica de todo o pecado.

Sobre o autor

Jubrac Jacuí
A Jubrac Jacuí faz parte da Rede Jovem, a divisão de jovens e adolescentes do Tabernáculo O Brasil para Cristo em Vila Jacuí.