sexta-feira, 13 de março de 2015

Flash Submersos - Consolidação: A maravilhosa obra do Espírito Santo
Jubrac Jacuí22:45

O Espírito Santo deseja se comunicar conosco em nosso dia a dia e realizar a Sua maravilhosa obra no nosso cotidiano.

No começo, a Terra era sem forma e vazia, ou seja, era um lugar inabitável e o Espírito de Deus pairava sobre a face das águas para trazer vida. A maravilhosa obra do Espírito sempre culmina em vida.

A partir do capítulo 3 de Gênesis, o Espírito Santo passa a trabalhar pela regeneração do homem. Quando o homem é expulso do Éden é para que ele permaneça em sua condição finita e para que o Espírito Santo possa atuar regenerando-o. Isso é tão verdadeiro que o Espírito começa a trazê-lo de volta e a partir de quando o Espírito Santo o traz, nasce uma nova cultura em nós.

Antigamente, estávamos todos afastados de Deus, mas em Gl 2:20, Paulo traz uma nova perspectiva de vida, na qual não somos mais nós quem vivemos, mas o Espírito de Deus em nós nos faz viver e pensar de maneira diferente.

A ação do Espírito em nós não negocia com a ação humana. O Espírito Santo trabalha de maneira única e exclusiva: sendo Senhor. Em Ef 5:18, o apóstolo Paulo coloca em contraponto o embriagar-se com vinho versus se encher pelo Espírito Santo. Assim como não dá para disfarçar a manifestação do álcool no corpo, não dá pra disfarçar quando Deus manda em nós e o resultado de quando Deus domina é uma vida que pastoreia, uma vida que discipula. Talvez você esteja tentando criar algo que não pode ser criado: não dá para transitar entre dois mundos nem viver sob o domínio do Espírito Santo e do mundo.

A manifestação do Espírito em nós nos faz amar uns aos outros porque o Seu agir gera vida.

O ser em não Deus

Em não Deus porque o homem distante de Deus não vive em um espaço onde há a ausência de Deus, mas em um espaço em que não existe Deus.

O ser humano em não Deus faz as obras da carne (Gl 5:19-21). O ser humano em não Deus permanece morto, inerte (Rm 3:23). E o que um morto faz?



Nós faríamos igual se não tivéssemos o Espírito Santo atuando em nós. As obras da carne continuam e se mesclam a coisas que chamamos de conforto, tempo, espaço. Tão cruel quanto matar é deixar morrer. Se não pastorearmos como devemos, estamos fazendo coisas tão cruéis quanto esta.

Tem coisas que a gente finge  que não vê, mas as coisas não fingem q não acontecem. As vezes, permitimos que as obras da carne se manifestem em nós e não precisamos fazer muita coisa para isso, apenas deixar de fazer o que Deus nos manda fazer.

Existe em nós a possibilidade de mudar a vida de alguém. Deus pode restaurar toda e qualquer pessoa porque não há culpa maior do que o poder de Deus.

Quando nos colocamos à disposição de Deus, quando Ele reina em nós, as obras da carne dão espaço aos frutos do Espírito Santo e isso acontece porque Ele é Senhor, Ele tem todo o poder.

O que somos e fazemos reflete a nossa disposição. Se de fato entendermos o chamado de Deus, abrimos mão de todas as coisas que nos impedem de fazer a vontade dele. Se o Espírito Santo reina em nós, nós conseguimos amar ao próximo como a nós mesmos e cuidar dele (Lc 10:30-37).

Precisamos parar de selecionar quem a gente ama, quem a gente cuida. É fácil amar quem nos faz bem, mas e o mundo que está perdido, que zomba de nós por sermos crentes? E o mundo que nos afronta e nos ofende? A esses devemos amar também.

Mc 1:16-18 mostra a disposição de Pedro e André. É óbvio que cuidar de pessoas dá trabalho, mas o que Deus quer de nós é a disposição em fazer o que Ele nos ensinou a fazer.

Todos os milagres mostravam a divindade de Cristo. Em At. 1, Jesus volta a viver, mas os discípulos ainda não entendem seu propósito, mas Jesus não desiste deles, Ele não desiste de nós. Precisamos cuidar das pessoas porque a consequência de não fazer o que Deus mandou é muito maior do que a de fazer.

Nosso propósito gera identidade, revela a vontade de Deus e evita que percamos o foco. Deus não se importa com coisas, Deus se importa com pessoas. Nós também precisamos continuar nos importando com pessoas.

As situações que aparecem na nossa vida geram algumas distorções no nosso olhar. O passado é uma dessas coisas que, quando é cultuado, a gente começa a pensar que o que passou era o melhor, mas quem vive de passado não é museu, é escravo. Precisamos abrir mão do que vivemos no passado para entendermos o que  Deus tem pra nós.

Outra coisa que distorce nosso olhar e às vezes nos prende ao passado é a culpa (2 Co 12:9). Às vezes ficamos nos prendemos ao que fizemos e erramos, mas já tendo deixado as práticas para trás, temos autoridade para ajudar as outras pessoas que estão sendo tentadas na mesma área, para que elas não sofram o que sofremos.

A última distorção é o orgulho (Mt 16:22-25). Todo culto à individualidade é demoníaco. Às vezes nos cultuamos demais, achamos que nosso tempo é mais importante do que o dos outros e chegamos atrasados em tudo.

A gente resiste a tudo menos a nós mesmos. Um exemplo disso é nossa reação sempre que vemos um espelho. Só que precisamos entender que o orgulho nos torna menos humanos porque nos faz olharmos só pra nós mesmos. As pessoas passam a só ter valor se nos beneficiam e o orgulho cria um mundo onde eu sou a referência necessária. Nós ouvimos a todo mundo, mas não escutamos a ninguém e passamos a viver em uma disputa. O orgulho não nos deixa enxergar o outro. Amar é olhar com o olhar do outro e entender quem ele é.

O orgulho vai sempre construir torres  e faz a gente subir e subir para lugar nenhum. Precisamos abrir mão de nós mesmos para entendermos quem é o outro para Deus. A bíblia é um livro que gera relacionamento entre as pessoas e só nos relacionamos com as pessoa porque nos relacionamos com Deus. Se você serve as pessoas é porque seu relacionamento com Deus está bom. Se as pessoas só te servem, seu relacionamento com Deus vai mal.

Deus quer nos livrar de uma vida vazia na qual a gente se engana achando que é muito mais do que o que de fato nós somos. Nós só somos o que Cristo disse que nós somos e só seremos tudo quando formos tudo o que Cristo quer de nós.

Que nessa empreitada da consolidação, sejamos referenciais na vida das pessoas as quais Deus nos colocou para cuidarmos.

Terça a tarde
Preletor: Pr. Matheus
Texto base: Gl 5:22-25

Sobre o autor

Jubrac Jacuí
A Jubrac Jacuí faz parte da Rede Jovem, a divisão de jovens e adolescentes do Tabernáculo O Brasil para Cristo em Vila Jacuí.