terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Flash Submersos - Tempo com Deus
Jubrac Jacuí20:21

Quando pequena, a Paula relata que ouvia falar que Jhon Wesley passava de 6 a 8h orando e se perguntava o que ele tanto tinha para falar com Deus, por que ele passava tanto tempo orando.

Dúvidas como essa vem em nossos corações porque nos falta experiência de oração. Às vezes, enxergamos a oração como uma varinha de condão que faz tudo acontecer em nossas vidas, mas isso não é o que Deus tem para nós.

Normalmente quando começamos a orar, fazemos pedidos diante de Deus e em raros casos, começamos a agradecer a Deus pelo que Ele faz. Mas pense em um relacionamento baseado em pedidos: toda vez que você vê uma pessoa que você ama muito, ela vem te pedir um favor. Você gostaria de se relacionar com alguém assim? Claro que não, porque quando a gente se relaciona, quer compartilhar sonhos, projetos, coisas que vivemos, ouvir um "eu te amo", porque isso é um relacionamento. Mas quando a oração fica só no nível de pedido, não entramos nesse nível mais profundo.

Para nos ajudar a orar, podemos seguir o modelo de oração apresentado no livro Ocupado demais para deixar de orar, que é baseado na sigla ACAS.

Adoração - focar-se em Deus - quando conhecemos mais quem Deus é e o reconhecemos em nossas vidas. Quando você for iniciar o seu momento de oração, comece agradecendo e adorando a Deus por quem Ele é. A adoração tem duas palavras-chave: o reconhecimento e a gratidão. Nós precisamos reconhecer quem Deus é para nós para começarmos a ver a ação de Deus em tudo.

Confissão - Nomeando pecados - 1Jo 1:9. Quando confessamos nossos pecados diante de Deus, estamos indo mais fundo e tirando aquilo que nos afasta de Deus - o pecado. Ao confessarmos a Deus, estamos concordando com Deus que estamos errados, que fomos perdoados e que estamos arrependidos e quando se fala de arrependimento, estamos falando de uma mudança total de atitude. Quando confessamos dessa forma, é bem diferente de quando falamos: Senhor, perdoa todos os nossos pecados, porque assim, nós não reconhecemos exatamente o que fizemos.

Agradecimento - expressar gratidão - quando lemos sobre os dez leprosos, vemos uma proporção: 10 pessoas foram curadas e só uma voltou para agradecer e isso mostra como somos: mais propensos a pedir do que a agradecer. Você já agradeceu a Deus pela sua família, seus amigos, sua casa, coisas simples como essas? Quando temos o coração grato, agradecemos a Deus por tudo que acontece e Deus quer nos levar a esse nível de gratidão. Deus se enche de alegria quando o agradecemos e entendemos o que Ele faz em nossas vidas.

Súplica - pedidos, petições - em último lugar no nosso modelo de oração. Podemos pedir a respeito de tudo. Uma das coisas que hoje assola nossos corações é a ansiedade, mas em Fp 4:6, temos um exemplo de como proceder: apresentar a Deus toda nossa ansiedade e pedidos. Podemos pensar na súplica como quando jogamos uma pedra na água e isso cria um reflexo que vai aumentando. O começo é quando pedimos por nós e nossa família, então, aumenta pra nossa igreja, aumenta um pouco mais, oramos pela cidade, pelos vizinhos, aumenta ainda mais e oramos pelo país e pelos missionários e pode aumentar ainda mais e mais. Mas, às vezes oramos só por nós e nossa família, ficando no raso e deixamos de desfrutar de outras bençãos que podem alcançar também a nós quando pedimos pelo país, por exemplo. Deus responde quando o pedido, o momento e você estão na posição certa. Devemos nos perguntar: Qual é minha motivação para pedir isso? O que estou pedindo glorifica a Deus ou edifica quem está ao meu redor? Às vezes Deus demora para nos responder pra testar a nossa fé, pra mudarmos nosso pedido ou para que nosso caráter seja desenvolvido. Como é difícil esperar! Mas enquanto esperamos, Deus está trabalhando e agindo em nós. Quando há pecado ou há alguma coisa errada em nossa vida, isso também pode atrasar a resposta. Quando essas coisas acontecem, elas podem fazer com que Deus demore para nos responder, mas quando estamos com tudo isso certo, ele nos diz: "Vai e faz".

Existem também os destruidores de oração:
  • A falta de oração (Tg 4:2);
  • O pecado não confessado (Is 52:11);
  • Conflitos não resolvidos - a palavra diz que quando temos algo contra alguém, primeiro temos que ir e resolver para que isso não impeça nossa oração de chegar a Deus;
  • O egoísmo;
  • A atitude displicente (Pv 21:13).
Sábado pela manhã
Preletora: Paula Freitas

Sobre o autor

Jubrac Jacuí
A Jubrac Jacuí faz parte da Rede Jovem, a divisão de jovens e adolescentes do Tabernáculo O Brasil para Cristo em Vila Jacuí.