terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Flash Submersos - A Teologia do Espírito Santo na História
Jubrac Jacuí20:12

O Espírito Santo no Antigo Testamento

Curiosamente, a expressão Espírito Santo aparece apenas 3 vezes no Antigo Testamento. Contudo, há cerca de 80 citações relacionadas ao Espírito Santo no Antigo Testamento: Ele aparece como executor da vontade de Deus; atua em pessoas específicas como Moisés; no tempo dos Juízes, Deus coloca Seu Espírito sobre os juízes escolhidos para conduzir a nação; quando Saul foi escolhido Rei de Israel, o Espírito do Senhor se apossou dele e, quando ele insistiu em desobedecer a vontade de Deus, o Espírito saiu dele, ficando apenas em Davi e o inspirando a escrever Salmos e poesias. Também com os profetas, Deus os encheu com Seu Espírito para usá-los de forma poderosa para falar com Seu povo. Isso mostra como o Espírito Santo, mesmo que ainda não tivesse sido derramado, atuava em meio ao povo de Israel.

O Espírito Santo no Antigo Testamento

Já no Novo Testamento, o Espírito Santo é narrado atuando na vida de Jesus, o Messias e é citado pela primeira vez já no anúncio do nascimento de Jesus (Mt. 1:18 e 20). Portanto, desde as profecias do nascimento de Jesus, podemos notar o quanto o Espírito Santo agia e estava presente na vida do Messias enviado (At 10:38).

Isso é uma evidência incontestável de que Jesus viveu e teve seu ministério totalmente na dependência do Espírito Santo, tendo realmente se esvaziado de si mesmo para ser cheio do Espírito de Deus e cumprir sua missão redentora pelo Seu poder (FP 2:5-8).

O que vemos na obra da redenção é toda a Trindade reunida para trazer o homem novamente a Deus, ou seja, Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo trabalhando como um só. E por fim, na história de Jesus Cristo, é o Espírito Santo quem o ressuscita (RM 8:11).

Então, antes de ser assunto ao céu, Jesus instrui seus discípulos a aguardar pela vinda do Espírito Santo em para que recebam aquele que será o comandante que está adiante da igreja, o Espírito Santo que os reveste de poder. Quando a palavra afirma de maneira categórica que as portas do inferno não prevalecerão contra a igreja, não é porque a igreja é de uma religião ou superior a qualquer outra, mas porque o Espírito Santo está no comando da igreja.

No dia de Pentecostes, o Espírito Santo é derramado sobre a igreja para nunca mais deixá-la. Jesus falou: Espírito Santo, fica para sempre. As perseguições vêm, as adversidades vêm, mas o Espírito Santo não abandonará a igreja. Nem levante do inimigo, nem avanço da tecnologia, nada fará com que o Espírito Santo abandone a noiva do Cordeiro.

A partir de quando o Espírito Santo foi derramado, a igreja passa a batizar os novos convertidos em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Que ousadia! Aquele Espírito Santo que era conhecido apenas em alguns momentos e por alguns homens do velho testamento, agora os discípulos batizam a multidão em nome dos três e eles tem essa autoridade porque agora, o Espírito Santo está com a igreja.

Há mais de 55 referências ao Espírito Santo somente no livro de Atos dos Apóstolos. Aliás, esse livro também poderia ser chamado de Atos do Espírito Santo, porque Ele veio para organizar a igreja e fazê-la crescer. O crescimento da igreja não passa por estratégias humanas ou dogmas. O crescimento quem dá são Deus e o Espírito que atua na igreja.

Nós podemos pregar, curar os enfermos porque é Deus quem realiza a obra e traz o crescimento da igreja, como em Atos 13:1-3. Não há dúvida de que é nos escritos do Apóstolo Paulo que Deus nos permite conhecer de maneira sistemática a pessoa e obra do Espírito Santo, como em Rm 8:9 e 14. Nas cartas de Paulo, encontramos a doutrina do batismo com o Espírito Santo (1 Co 12:13) e aprendemos que é o Espírito Santo quem insere o novo crente no Corpo de Cristo (Ef. 1:23).

Quando o Espírito Santo convence uma pessoa, a igreja, o Corpo está aqui. Cabe ao Espírito conduzir o novo membro a fazer pare do Corpo de Cristo. Isso não é feito com arranjos ou sabedoria humana. É o próprio Espírito Santo quem faz com que aquela pessoa se torne parte do Corpo de Cristo. A partir disso, o Ele tem toda a liberdade para agir na vida da pessoa e fazê-la crescer, prosperar. Quando Ele insere alguém no Corpo, não é para a pessoa ficar estagnada, parada, mas para que a igreja e a pessoa cresçam, pois é o Espírito Santo quem enche, quem comanda, quem enxerta, quem faz, ou seja, estamos seguros nas mãos desse Deus todo poderoso.

Quando oramos a Deus, não oramos sozinhos e Deus fica de longe tentando escutar. Antes, o Espírito nos ajuda intercedendo por nós, como Paulo escreve em Rm 8:26. Será que quando a igreja ora Deus pode nos responder, sendo que Ele mesmo é quem intercede por nós? A palavra de Deus garante: a oração do justo pode muito porque quem intercede por nós é o Espírito Santo de Deus.

Imagina a sabedoria de Deus: em um mundo de trevas, onde o que impera é a maldade, Deus chama Sua igreja para fora e nos dá os frutos do Espírito (Gl 5:22,23) e nos conduz novamente ao mundo como a ovelhas em meio aos lobos. O mundo não entende como alguém pode viver com essa graça e não sabe como lidar com essas coisas porque o q faz sentido para o mundo é o oposto da maneira como o Espírito nos ensina a viver.

O próprio Espírito Santo inspirou Paulo a sistematizar a doutrina do Deus que habita em nós. A igreja é a habitação de Deus no Espírito Santo e não pode ter dúvida disso. Deus habita em nós. Não em templos, mas em mim e em você.

O Espírito Santo sob a perspectiva escatológica

No livro profético do Apocalipse, o Espírito Santo aparece o tempo todo. Seu trabalho na terra é a formação e a edificação do Corpo de Cristo, que é a igreja (Ap 22:17). Quando os salvos chegarem ao céu, então virá ao fim, como está escrito em RM 11:25. Ou seja, agora é hora da igreja. A graça está sobre nós. Agora é o momento de pregarmos, comunicarmos a Mensagem de Cristo, mas chegará uma hora em que o tempo se encerrará. A porta está aberta e aquele que abriu, ninguém pode fechar, mas quando Ele fechar, ninguém mais poderá entrar. Por isso, agora é tempo de falar que Jesus salva, cura, batiza com o Espírito Santo.

Então, se cumprirá a promessa da vinda de Cristo para nos buscar (Jo 14:3). Essa é nossa viva esperança.

Primeiro, Deus ressuscitará os que morreram em Cristo (1Ts 4:13-17) e, em seguida, haverá a transformação gloriosa dos crentes para o arrebatamento da igreja (1 Co 15:51,52). Cristo foi o primeiro a ser ressuscitado em glória (1Co 15:20) e os crentes santificados serão os próximos na vinda dele (1 CO 15:23).

Tudo o que Deus deu a Moisés como ritual era símbolo do que Ele faria em Cristo. Assim como o ritual dos molhos de cereais e do sacrifício do cordeiro em Lv 23:9-14 , Cristo morreu e ressuscitou e nós podemos ter a esperança de que ressuscitaremos com Ele. Jesus vive e se Ele vive, aqui está um povo que vive a vida de Deus e da mesma forma que o Espírito Santo ressuscitou a Jesus, ele ressuscitará os escolhidos naquele dia (Rm 8:11 / 1 Co 614 / FP 3:21).

Hoje, a morte olha e vê o corpo se decompondo e entende que prevaleceu, mas o Senhor Jesus ressuscitou e, com isso, diz que a morte não venceu. A morte venceu uma batalha, mas não a guerra porque a palavra diz que somos mais do que vencedores em Cristo Jesus. Hoje, a morte arranca lágrimas de nós, mas temos a esperança de que na eternidade, Ele enxugará toda lágrima (At 2:38,29 / 1 Co 6:19).

É por meio do Espírito Santo que seremos arrebatados e iremos ao encontro de Jesus nos ares (1 Ts 4:17). Assim como os foguetes e aviões precisam de combustível, nós seremos arrebatados porque o Espírito Santo já está em nós e quando a igreja for ao céu, Ele irá conosco. Ele é nosso combustível e nos leva para a glória.
Mas o tempo virá quando Ele finalmente retornará aos céus juntamente com a igreja. Na hora que o Pai disser para Ele voltar e levar consigo a noiva, nada nessa Terra poderá nos impedir porque nosso coração não está no ouro, na prata, no poder, mas em Deus e quando a hora chegar, subiremos pelo poder do Espírito Santo porque Ele está em nós, Ele não nos deixa nenhum minuto sequer!

Após o arrebatamento, o Espírito Santo volta a agir na Terra como agia no Velho Testamento, apenas em momentos e pessoas específicas. Mas antes de tudo isso, a igreja e o Espírito se unem para declarar: Maranata, ora vem, Senhor Jesus.

O anticristo está na Terra desde os tempos remotos, mas é impedido de agir pelo Espírito Santo (2 Ts 2:7) e quando o Ele não estiver mais aqui, ai daqueles q ficarem (Ap 12:12).

A palavra original "espírito" do grego também pode ser traduzida como fôlego. Devemos tudo ao Espírito de Deus, pois sem Ele não haveria vida, muito menos as escrituras (Tg 1:21 / Gl 5:16, 17)

Para o Espírito Santo agir em nós, é necessário submissão constante e total dependência de Deus (EF 5:18).

Sexta-feira à noite
Preletor: Pr. Isaías
Texto base: 2 Pe1:21

Sobre o autor

Jubrac Jacuí
A Jubrac Jacuí faz parte da Rede Jovem, a divisão de jovens e adolescentes do Tabernáculo O Brasil para Cristo em Vila Jacuí.