terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Flash Submersos - A Pessoa e Obra do Espírito Santo
Jubrac Jacuí20:28

Do início (Gn 1:1,2) ao fim (Ap 22:17) das Escrituras, podemos vemos o agir da Terceira Pessoa da Trindade. Mas, quem Ele é e o que faz?

A Personalidade do Espírito Santo

A primeira característica pessoal do Espírito Santo é a razão ou inteligência (Jo 14:26 / Rm 8:16). Ele ensina porque sabe e sabe porque raciocina, porque Ele pensa.

O segundo atributo de personalidade do Espírito Santo é a vontade própria (At 16:7). Por Sua sabedoria, Ele estabelece critérios para distribuir os dons pela igreja (1 Co 12:11).

A terceira característica da personalidade do Espírito Santo são os sentimentos (Is 63:10 / Ef 4:30).

Por último, a bíblia revela a personalidade do Espírito Santo por meio do que Ele realiza (Sl 139:7). Além disso, o Espírito fala, nomeia e envia líderes (At 13:2). Ele também intercede e ajuda os crentes piedosos (Rm 8:26). Ele guia e revela (Jo 16:14 / 1 Co 2:10,11).

Precisamos ter profundo conhecimento da bíblia para conhecermos as características do Espírito Santo e não sermos enganados por correntes que acreditam e pregam o contrário do que diz a bíblia. Alguns grupos, inclusive, afirmam que o Espírito Santo não faz parte da trindade por ser Espírito e não possuir corpo, mas Jesus disse que Deus é Espírito e não pode ser limitado a um corpo físico (Jo 4:24). A palavra revela o que é de direito da igreja saber e nos afirma que o Espírito Santo é sim a Terceira pessoa da Trindade.

A divindade do Espírito Santo

A divindade é a essência divina, Deus. Do ponto de vista teológico, o Espírito Santo também é Deus porque possui atributos divinos como eternidade, não tendo início nem fim (HB 9:14), onipresença, estando em todo lugar (Sl 139:7 / Jn 1:9,10), onipotência, Ele pode todas as coisas (1 Co 12:11/Rm 15:19) e onisciência, conhecendo todas as coisas (Is 40:13,14/Rm 11:34).

O Senhor conhece todas as coisas e todas as nossas atitudes e isso deve nos causar alegria. Já foi o tempo em que, ao ouvirmos isso, ficávamos cheios de temor, de insegurança. Como igreja, temos segurança em saber que Deus conhece tudo em nós, todos os nossos pensamentos e nossas obras. Não podemos viver com máscaras nem fugindo desta que é a nossa realidade.

Se os nossos pensamentos e obras não estão glorificando ao Senhor, temos a promessa de que, se confessarmos nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar e purificar de toda a maldade. Esse direito foi adquirido na cruz e Ele quer que o exerçamos.

Obras divinas realizadas pelo Espírito Santo

As obras divinas realizadas por Ele põem em destaque Sua natureza divina. Ele é o Espírito Criador (Gn 1:2 / SL 104:30) que também criou o homem (Jó 33:4). No princípio, quando não havia nada, o Esp. de Deus trouxe tudo à existência.

Ele também inspirou os autores humanos a escrever a Bíblia sagrada (2 Pe 1:21 / 1 Pe 1:10-12). O milagre da regeneração do homem é obra exclusiva do Espírito Santo (Jo 3:5,6/ Tt 3:5). Quando cremos em Cristo, o Espírito produz uma nova vida em nós e nos faz renascer espiritualmente (2 Pe 1:4). Quando o homem crê na obra da salvação de Cristo Jesus, o Espírito Santo o convence e o homem agora nasce espiritualmente. Por isso, nossas atitudes são diferenciadas das dos que não passaram pelo novo nascimento. O mundo precisa ver que nós passamos de verdade pela experiência do novo nascimento, do estado carnal para um estado espiritual.

Deus diz que o seu povo pode ouvi-lo e compreendê-lo porque é o Espírito falando a seres que também são espirituais. Existem pessoas que não entendem o que a Bíblia diz, por exemplo, porque seus olhos ainda não foram abertos, mas quando o EspíritoSanto os abrir, a pessoa consegue compreender e viver com profundidade a verdade. Aqueles que ovem a Deus tem autoridade para falar de Deus.

Outra obra exclusiva da divindade é a ressurreição dos mortos (RM 8:11). A igreja crê que, assim como Jesus saiu da sepultura, nossos irmãos que dormem no Senhor serão ressuscitados. Ele tem esse poder porque Ele é a própria vida (RM 8:10).

Além das obras divinas do Espírito Santo, a bíblia fala que Ele está unido ao Pai e ao Filho por meio do processo batismal (MT 28:19), na benção apostólica (2 Co 13:14), no batismo de Jesus (Mt 3:16, 17), na unidade da Sta Trindade (1 Jo 5:7) e na distribuição de dons e ministérios na igreja de Cristo (1 Co 12:4-6).

Como vimos, o Espírito Santo é uma pessoa porque sente, pensa e tem vontade própria. A Bília nos revela que não é preciso ter um corpo para ser uma pessoa. Portanto, o Espírito Santo existe como espírito eterno. Além disso seu atributo divino de onipresença n permite que Ele fique limitado a um corpo físico.

Domingo de manhã
Preletor: Pr. Isaías
Texto base: At 5:3-4

Sobre o autor

Jubrac Jacuí
A Jubrac Jacuí faz parte da Rede Jovem, a divisão de jovens e adolescentes do Tabernáculo O Brasil para Cristo em Vila Jacuí.