terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Flash Submersos - O agir do Espírito Santo sobre o homem
Jubrac Jacuí20:33

O agir progressivo do Espírito Santo sobre o homem

As escrituras mostram que o agir do Espírito Santo sobre o ser humano segue uma linha progressiva, crescente. Primeiro, Ele age para salvar o homem (At 1:8). Em seguida, Ele trabalha para mudar o caráter do homem e a isso chamamos de santificação (2 Co 3:18).
Deus envia a Jesus para salvar a humanidade (2 Co 5:19) e Jesus envia o Espírito Santo para guiar, fortalecer e ajudar a igreja em sua missão. Depois do Espírito Santo, não vira mais ninguém. Se os homens rejeitaram a Deus, veio Jesus. Se rejeitaram a Jesus, veio o Espírito Santo, mas se o rejeitarem, será o fim.

Convicção: O Espírito Santo não acusa ninguém de pecado, quem faz isso é o diabo (Ap 12:10). Por outro lado, o Espírito Santo convence o homem de seu pecado. No ato da evangelização, Ele imprime no coração do homem a verdade acerca da salvação em Cristo ou a condenação por conta da rejeição (Rm 3:23 / 6:23). Mas, é presumível q ele insista com o homem até o fim (Dt 30:18-20).

Quando falamos de benção e maldição, nos referimos à benção de quando o homem reconhece o que Deus fez por ele, a obra da cruz do calvário. Já a grande maldição, é quando, após conhecer sobre a verdade do que Deus fez por ele, o homem rejeita de forma voluntária Seu sacrifício. Deus dá ao homem o direito de escolher aceitá-lo ou não.

Por isso, a igreja precisa insistir em oração, em jejum, em testemunho, compartilhando e pregando para que, no tempo determinado, as pessoas possam reconhecer a benção da salvação e ficarem livres da maldição que é a condenação eterna.

A benção da salvação e da aproximação de Deus não pode ser paga ou retribuída por nós. Recebemos a graça da salvação e por isso hoje somos livres da maldição e podemos declarar e anunciar a salvação em Cristo Jesus. A igreja não pode deixar de testemunhar porque diariamente, vemos pessoas morrendo sem Cristo. É nossa responsabilidade comunicar a obra redentora de Cristo, nos escutem as pessoas ou não. Hoje somos resultado da graça, da misericórdia de Deus sobre nós, mas, no passado,Deus usou alguém para que olhasse para nós como almas necessitadas da salvação. Não podemos nos impressionar com a aparência, antes devemos anunciar o que Jesus fez por nós, porque Ele é capaz de fazer também por outras pessoas.

Regeneração: Jesus nasceu fisicamente por obra, poder e graça do Espírito Santo e toda pessoa regenerada por Cristo nasce espiritualmente por obra de Cristo (Tt 3:4,5). Foi o Espírito Santo quem preparou a obra redentora de Cristo e é quem trabalha para que hoje possamos ter vida.

Estávamos mortos em nossos delitos e pecados, mas o mesmo Espírito que fez a obra para que Jesus viesse em carne, fez a Sua obra em nós para que pudéssemos viver em Espírito, debaixo da Sua direção e da Sua palavra. Não há diferença. Como o Espírito agiu em Jesus, ele agiu nos demais filhos de Deus. Da mesma forma que Jesus se sujeitou à vontade do Pai, Deus espera que todos os Seus filhos se sujeitem à Sua vontade. Nós fomos gerados do mesmo Espírito que Jesus, por isso temos a condição de sermos semelhantes a Ele.

Nós somos luz do mundo, sal da terra, templos do Espírito Santo, servos do Deus altíssimo. Nada pode tirar essa vocação de nós.

Regenerar é o mesmo q gerar de novo, renascer. O homem natural está morto em seus delitos e pecados, é uma espécie de morto vivo (Lc 9:60), mas quando o homem abre seu coração para Deus, o Espírito Santo planta nele a semente divina (1 Jo 3:9,10) e a natureza de Deus traz vida para onde só havia morte.
Todo aquele q é nascido de Deus n vive na prática do pecado. Pecamos, falhamos, mas não temos alegria, prazer em pecar. Nós, em nossas limitações estamos sujeitos a errar, pecar a falhar, o que é totalmente diferente de quem se alegra, planeja, fica ansioso pra praticar o pecado.Os filhos de Deus n vivem na prática do pecado, n se escondem atrás da religião, mas reconhecem q o peado faz separação entre nós e Deus. Por isso, quando pecamos, temos liberdade p orar e confessar nosso pecado e Ele é fiel e justo para nos perdoar e purificar.

Todos podemos errar, pecar, mas nós não desejamos, não temos a motivação de pecar, pelo contrário, quando isso acontece, imediatamente confessamos, deixamos o pecado e nossa comunhão é restabelecida. E quando isso acontece, voltamos a sentir prazer na oração, no louvor e na leitura da palavra de Deus.

Habitação - Somos a habitação do Espírito da verdade que o mundo n pode receber (Rm 8:9). No Antigo Testamento, Deus estabeleceu a festa dos Tabernáculos (Lv 23:24). Essa festa teve seu cumprimento profético em Cristo, mas hoje o ES está habitando aqui na Terra, em nossos corpos, que são templos do Espírito (1 Co 6:19), por isso precisamos tomar cuidado com como usamos nossos corpos. Isso nos permite saber a direção, pois Ele nos guia em toda a verdade (Jo 16:13), nos protege, refrigera, ilumina e aquece.

Santificação - 1 Pe 1:2 / 2 Ts 2:13. O Espírito Santo nos santifica mediante a Palavra de Deus (Jo 17:17), o sangue de Cristo (Hb 13:12) e a oração persistente (Rm 8:26, 27 / 1 Tm 4:5).

O maior problema da geração dos Israelitas que saiu do Egito é que o Egito nunca saiu deles. O Egito é uma figura da mentalidade mundana, do velho homem que as vezes permanece me nós, mas Deus quer tirar o “Egito” das nossas mentes (Tg 1:21). A regeneração nos torna novas criaturas (2 Co 517). Somos como bebês diante de Cristo (1 Co 3:1), mas precisamos crescer (HB 5:11-14). A santificação produz a edificação na vida da igreja (Ef 4:11-16).

É um processo que dura a vida toda, mas para que seja eficaz, precisamos estar comprometidos com a leitura bíblica, oração diária, etc. A cada dia somos transformados na perfeita imagem moral de Cristo. As dificuldades q passamos são instrumentos do Espírito para moldar nosso caráter (Rm 12:2). Com o passar do tempo, vamos pensando, falando e principalmente agido como Jesus Cristo. Isso é a santificação na prática.

Glorificação - Rm 8:18 / 1 Co 15:42 / CL 3:4. O Espírito de Deus habita em nós, mas ainda não temos muita noção disso. No dia do arrebatamento da igreja, Ele transformará nosso corpo e nos levará ao encontro do Senhor nos ares (1 Ts 4:17).

O Espírito Santo nos alcançou para Cristo, produziu uma mudança de natureza e continuará a nos moldar até o dia em q formos arrebatados. A partir de quando Deus nos deu o Seu Espírito Santo, temos convicção, regeneração, habitação, santificação e glorificação em nossa vida. 

Domingo a noite
Preletor: Pr. Isaías
Texto base: Jo 16:8-11

Sobre o autor

Jubrac Jacuí
A Jubrac Jacuí faz parte da Rede Jovem, a divisão de jovens e adolescentes do Tabernáculo O Brasil para Cristo em Vila Jacuí.