terça-feira, 30 de setembro de 2014

#FlashLec Setembro - A3
Jubrac Jacuí11:44


Para quem esperava ouvir "99 regras para namorar" neste culto, a frustração pode ter sido grande. Dizer "10 passos para ser arrumar um namorado abençoado" ou "as 32 leis do namoro perfeito" até poderia ser mais simples, pois há quem diga que viver no tempo da lei era mais fácil que hoje. O que é mais essencial que tudo isso é que você aprenda a pensar. Por isso não faremos uma lista de regras.
O objetivo principal dessa palavra é analisar ações e atitudes que se deve ter para encontrar aquilo que Deus tem para você.
Há coisas que estão por trás das coisas que você pratica. Por exemplo, por que você ainda aceita ficar com alguém sem compromisso ou fazer sexo antes do casamento? Por que você acha divórcio e traição coisas totalmente banais atualmente? Por que você acha essas coisas aceitáveis ou o que te leva a agir assim sabendo que é prejudicial?
A resposta é: SUA COSMOVISÃO.
Cosmovisão nada mais é que a sua "visão do mundo". É o que faz com que você aceite algumas coisas. O complicado é que há uma cosmovisão sendo amplamente divulgada pelos meios de comunicação de massa e que tem influenciado diretamente aquilo você também pensa.
Uma das definições de Cosmovisão é "Modo particular de perceber o mundo, geralmente, tendo em conta as relações humanas, buscando entender questões filosóficas (existência humana, vida após a morte etc.); concepção ou visão de mundo". Em resumo, é tudo aquilo que está por trás do que você vê. 
Aquilo que você acredita ser verdade, afeta diretamente suas reações. As coisas que você ouve, vê e acredita se juntam e formam essa sua visão de mundo.
O que é um relacionamento ideal? Ninguém tem defeitos reais na comédia romântica e alguns ideias pregados nesses romances acabam ficando no nosso imaginário.
Hoje em dia é comum ver pais cristãos que aceitam que os filhos faça sexo em casa, namorem 10 anos ou tenham relacionamentos homoafetivos. Por que isso acontece?
1.  As pessoas estão vivendo um cristianismo totalmente destoante da sua essência.
2. As pessoas estão tentando viver com 2 cosmovisões concomitantes.
Tem crente que está com um pé na pornografia e outro no templo (leia Apocalipse 3.16). 
Você já sabe o que tem que fazer, só tem que decidir obedecer. Não tem evangelho que aguente essa indecisão sobre qual lado ficar.
Deus às vezes nos fala não para nos proteger como fez com Adão.
Existem diversas músicas que se tornaram hits de sucesso e não estão assim à toa. A Britney Spears canta o que acredita e se você parar para meditar no que no lixo que estão querendo fazer você acreditar por aí através das músicas vai perceber como isso tem influenciado a visão de mundo das pessoas. 
Observe friamente trechos como estes que você já deve ter ouvido por aí:
"Mente pra mim, é o que eu gosto. Quanto mais você me ilude mais eu te adoro", "Me botaram anel no dedo. Ainda me chamam de casado, mas minha mulher me deu azia. Eu não entro nessa fria. Ser solteiro é o esquema, namorar só dá problema.(...)Se namorar fosse bom isso aqui tava vazio e a mulherada tava em casa", "É meu defeito, eu bebo mesmo, beijo mesmo, pego mesmo e no outro dia nem me lembro". oO
Quando você precisar tomar uma decisão você já está influenciado por essa visão disseminada pelo mundo. Não existe terreno neutro, esse tipo de ação pega o seu coração. 
Por que você expõe seu coração e mente a essas coisas? Você pode achar que é à toa, mas isso está formando seu caráter.
E essas coisas todas não passaram a existir somente agora, observe o texto de Levítico 18 (na versão A Mensagem está bem interessante também). Se achou chocante, leia Números 25 também.
O que são 70 anos de vida diante de toda uma eternidade???
Em Deuteronômio 18.9-14 Deus diz para não se misturarem. Deve haver temor no seu coração ao cantar "Santo, Santo, Santo, Deus Poderoso". 
Você pode até errar, mas a condenação de Deus sobre você vem rapidamente porque você já conhece a verdade.
Você precisa sim andar com essas pessoas imperfeitas e imorais, assim como Jesus o fez, mas tenha muito claro o que tem dentro de você assim como Jesus tinha.
Às vezes você pode se sentir travado quando vai falar de Deus, isso porque a boca fala daquilo que o coração está cheio. Quando se está vazio de Deus não tem como comunicá-lo efetivamente às pessoas. 
Não há outro caminho para um namoro sadio senão se enchendo de Deus. Se sua visão não estiver baseada na palavra, não tem como fazer o correto.
Paulo diz: "Não se amoldem ao padrão desse mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente..."

Você é uma farsa quando se finge de crente e não age como Cristo.

Palavra Ministrada pelo Pr.Luciano Araújo no LEC de Setembro/2014. Resumo da palavra por Lívia Freitas.


In Category : , , , ,

Sobre o autor

Jubrac Jacuí
A Jubrac Jacuí faz parte da Rede Jovem, a divisão de jovens e adolescentes do Tabernáculo O Brasil para Cristo em Vila Jacuí.