sexta-feira, 11 de julho de 2014

#FlashLec Julho - Metanoia
Unknown08:48


 

METANOIA

Texto chave: Romanos 12.1,2

A RENOVAÇÃO DA MENTE mencionada no texto é um processo imprescindível na caminhada cristã para que se possa experimentar a vontade de Deus que é boa perfeita e agradável. Quando este processo não acontece, passamos por grande frustação.

Às vezes a pessoa vem para Deus e não consegue experimentar a “vibe” que imaginava porque as coisas nem sempre dão certo e é nesse meio que ocorre a frustação se a sua mente não foi transformada. Ou seja, mesmo que você receba a Cristo e o seu espírito que estava morto passe a ter vida, você precisa passar pela mudança de mente.

Atos 7.39 refere-se a época de José do Egito. Naquela época os israelitas estavam se reproduzindo muito e se tornando muito numerosos, com receio de enfrentá-los em guerra futuramente, o faraó resolveu escravizá-los por 400 anos (Ex1.7-12). Ou seja, há quem já nascesse escravo e crescesse sem nem saber como era ser livre, tinham uma mente de escravo.

Aí então depois de todo esse tempo, chega Moisés para libertar este povo em nome de Deus. A Bíblia mostra que foi uma libertação bem custosa com direito a envio de várias pragas e altas perseguições. Quando enfim eles alcançam a realização da promessa de liberdade começam a passar por alguns outros “apertos”. Estavam sem chibatadas e trabalhos forçados, mas também sem casa e sem comida.

A cada desventura que viviam, comparavam sua vida de escravos com a vida livre de agora (Ex 16.2,3). Chegam a questionar “por que Moisés os havia tirado do Egito para morrer de fome”. Eles falavam que tinham saudade do que comiam “de graça” no Egito (Números 11.4-6), esquecendo-se que era na verdade a custo de muito trabalho oprimido e sem direitos.

Tudo isso acontecia porque eles eram pessoas livres, mas suas mentes ainda eram de escravos. Deus quis saber o que estava no coração deles e provar sua obediência caminhando por 40 anos no deserto (Deuteronômio 8.1-6). Nós que já estamos limpos pela palavra vamos tendo nosso interior mudado através do conhecimento diário de quem é Cristo.  Precisamos de transformação na mente pela palavra (Rom 12.1,2).

Muitas pessoas também vêm à igreja ainda presas às coisas que fazia no passado. Sentem-se crentes nos dias de culto apenas, mas não permitem que suas mentes sejam de fato transformadas pela palavra. Então ficam sempre comparando a vida de antes da igreja com a vida de agora e, com suas mentes de escravos, acham que só piorou. Lembram apenas das baladas e da “vida de pegação”, esquecendo-se do vazio interior, da sensação de ser usada e descartável, da falta de esperança para depois da morte e de toda angústia que sofriam sozinhas.

E novamente, como na época de Moisés, tudo isso acontece por não termos perseverado em ter uma mente nova, experimentando apenas um pouco de Deus ocasionalmente. Ainda aprisionados dessa forma a velha mentalidade, achamos que Deus é mau porque não faz as coisas que queremos do nosso jeito. Falta experimentar a plenitude. O propósito de Deus é que a gente espalhe o Reino na terra. Tendo este real objetivo em mente, as coisas que venham a nos abater como perder o emprego, o namorado ou estar sem dinheiro, perdem a importância pois elas não são o centro da nossa vida.

Não levemos a vida com Deus como uma dieta que começa na segunda e se encerra na terça. Conheçamos, prossigamos e perseveremos em conhecer a Deus. Busquemos ser cada dia mais parecidos com Jesus e usemos nossa liberdade para conhecer a vontade de Deus (1Pe 2.16).
 
Palavra Ministrada pelo Pr.Luciano Araújo no LEC de Julho/2014. Resumo da palavra por Lívia Freitas. 
 
 
 

Sobre o autor

Jubrac Jacuí
A Jubrac Jacuí faz parte da Rede Jovem, a divisão de jovens e adolescentes do Tabernáculo O Brasil para Cristo em Vila Jacuí.