segunda-feira, 16 de junho de 2014

#FlashLEC Junho - É pelo Espírito
Jubrac Jacuí08:57

O pastor Luciano começou a palavra dizendo que foi escolhido para viver o propósito de Deus e Ele só tem um propósito. Deus criou a terra e a humanidade para enchê-la com Sua glória e nós fazemos parte disso, queiramos nós ou não.

Zacarias 4:6 e 10

Existem coisas que nós precisamos realizar em todas as áreas da nossa vida. Precisamos romper com limites pessoais, queremos conquistar coisas, realizar sonhos e quando nos deparamos com nossos limites e com as dificuldades do que queremos conquistar é que arrebentamos, lutamos com força porque somos jovens. Tem dia que a gente acorda meio desanimado, mas tem dia que a gente acorda e parece que naquele dia vamos conquistar todas as coisas.

E o Espírito Santo diz que não é por força ou por violência, mas pelo próprio Espírito, porque senão, nos dias em que acordássemos animados, realizaríamos tudo; Já nos dias em que acordássemos desanimados, não conseguiríamos conquistar nada.

Existem pecados nos quais caímos com frequência e tentamos dar um jeitinho para não cairmos mais, fazemos umas ‘mandingas santas’. Mas Deus nos diz que não é pela força que conseguiremos resistir, é pelo Espírito dele.

Em Gn 1.1 está escrito que Deus criou os céus e a Terra do nada, por meio de Sua força criativa. Ele se reúne com o Filho e o Espírito Santo e, quando Eles decidem criar algo, Deus diz: haja! E a primeira coisa que Ele cria é o tempo. 

Só Deus tem o poder criativo, só Ele pode criar do nada todas as coisas.

Mas o que isso tem a ver com o assunto principal? Nesse texto diz que o Espírito pairava sobre a face das águas. E é através do Espírito que Deus faz todas as coisas.

Existem promessas que recebemos há anos e às vezes pensamos que o profeta estava na carne, que não é de Deus, mas Deus diz que vai acontecer, porque só Ele tem o poder Criativo.

Em Gn 18, a bíblia conta a história de Abraão e a promessa de que, mesmo idoso, teria um filho com sua esposa, também idosa. No versículo 4, está escrito: existe alguma coisa impossível para Deus?

É sempre pelo Espírito. Nunca é pelas nossas forças. Só que as circunstâncias vêm testar a nossa fé. E quando isso acontece, tentamos todas as possibilidades e deixamos o Espírito Santo de lado. Parece que não queremos incomodar a Deus. Quando não tem mais nada para tentarmos, então corremos e pedimos ajuda para o Espírito Santo.

Ouse sonhar coisas tão grandes, mas tão grandes que você jamais vai poder realizar, para que a glória seja toda de Deus.

Lucas 1:35 conta a história de Maria, que ficou grávida pelo Espírito. Juízes 13:25 e Juízes 14:6 diz que o Espírito do Senhor era a força de Sansão, de tal forma que, mesmo sem nenhuma arma, Sansão rasgar um leão como se fosse um cabritinho. Êxodo 31:1-7 conta que o Espírito de Deus veio sobre Bezaléu e ele recebeu capacidade artística. Não é que o Espírito veio e fez ele passar no vestibular. É que Deus o encheu de capacidade artística. E por que achamos que o que é um desafio para nós não pode acontecer pelo Espírito Santo? Deus sabe tudo de tudo porque Ele criou todas as coisas. Atos 6:5 e 10 mostra que Estevão estava tão cheio do Espírito que ninguém poderia resisti-lo por causa da sabedoria e do Espírito Santo que estavam sobre ele.

Nós estamos na dispensação do Espírito Santo, mas tem gente que não sabe nem quem é o Espírito Santo. Tem gente que acha que Ele é o menor da trindade, que não pode muita coisa, mas o Espírito Santo é Deus. Ele pode tudo que o Pai pode, Ele pode tudo que o Filho pode. E é pelo Espírito que podemos todas as coisas.

Em Atos 2:4, pelo Espírito, os apóstolos se tornaram ousados. Eles estavam com medo do que estava acontecendo com eles, mas quando o Espírito soprou sobre eles, eles foram cheios de ousadia e começaram a falar em outros idiomas.

Imagine que estivéssemos ao redor de um estádio em um jogo da Copa querendo pregar pra todo mundo, mas não soubéssemos falar em outro idioma, mas que o Espírito viesse e conseguíssemos falar em outras línguas e pregar para os estrangeiros e eles entendessem tudo. É pelo Espírito!

Atos 8:38-39 diz que Felipe foi pregar para um eunuco no meio do deserto e depois de tê-lo batizado, pelo Espírito, ele desaparece dali do deserto e aparece em outro lugar.

Existem algumas coisas que não vão acontecer pelo Espírito porque Deus não quer que aconteçam, como em Atos 16:6, que diz que Paulo e outros foram impedidos pelo Espírito Santo de ir pregar em outro lugar. No versículo 7 isso acontece de novo. Existem coisas que vamos querer fazer e que Deus vai falar não.

Em Jeremias 17:5-10 diz que maldito o homem que acha que vai conseguir fazer as coisas pela sua própria força, mas bendito o homem que confia no Senhor. Quando ficamos ansiosos é porque achamos que somos nós que vamos conseguir as coisas, mas o Senhor nos diz para confiarmos nele!


Voltando ao texto do início, hoje é um dia de grandes começos. Pelo Espírito, nossos pequenos sonhos podem se tornar algo enorme, tremendo. Pelo Espírito, aquele passo que ficamos com medo de dar se torna coisas grandes. Pelo Espírito, pessoas como Jesus, que ninguém que o visse aos 30 anos, andando pela Galileia acreditaria que nos dias de hoje estaríamos reunidos no nome dEle. Só Deus sabe onde vamos chegar, por isso não devemos desprezar os pequenos começos.  

Sobre o autor

Jubrac Jacuí
A Jubrac Jacuí faz parte da Rede Jovem, a divisão de jovens e adolescentes do Tabernáculo O Brasil para Cristo em Vila Jacuí.