quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

#FlashLEC Fevereiro - Pessoas são pessoas e árvores são árvores
Jubrac Jacuí12:27



Marcos 8:22-26 - Cura do cego de Betsaida
Segundo o Pastor Luciano, este foi um texto que sempre o intrigou porque, afinal, como alguém vê as pessoas como árvores?
Por outro lado, fica encantado com Jesus porque a gente nunca sabe o que Ele vai fazer nem como Ele vai fazer. Ele poderia ter só dito pro cego "você está curado", mas não! Ele cuspiu nos olhos dele.

Algumas pistas nos levam a acreditar que aquele homem não nasceu cego, mas ficou cego em algum momento de sua vida:
1ª pista: no versículo 25 diz que sua visão foi restaurada
2ª pista: Ele sabe a diferença entre o que é árvore e o que é gente
3ª pista: Quando a deficiência é de nascença ou quando faz muito tempo que a pessoa tem a debilidade, a bíblia escreve, como em Mc 10:46-52, Jo 9:1, At 3:2 e Jo 5:5-6

Mas por que é importante saber se ele era cego de nascença ou não?
É importante porque ele diz muito sobre como nós somos e agimos.

Quando nós nascemos de novo em Cristo, nascemos com uma visão 100%, mas, com o tempo nossa visão vai se perdendo. No caso do cego, ele sabe que sua visão ainda está embaçada, mas Jesus ora por ele de novo e ele passa a enxergar claramente.

Não podemos nos esquecer de que homem é homem e árvore é árvore e Deus trata árvore como árvore e homem como homem.

Em Gn 1:11-12, para a criação das árvores, Deus disse "haja" e houve árvores.
Já na criação do homem, em Gn 1:26-27 e Gn 2:7, Ele faz uma reunião e dá um tratamento todo especial: Ele pegou o pó da terra, criou o homem e depois soprou no nariz dele o espírito de vida. Deus criou o homem de um jeito especial e a criação só é completa com homem e mulher.
Em Gn 1:28, Deus abençoa homem, o manda se multiplicar e dá o governo a ele, mas não o faz com as árvores ou peixes.
Quando Deus criou o homem e a mulher, foi o único dia em que Ele disse que tudo que fez naquele dia ficou muito bom.

Agora, vamos ver como Jesus, o filho de Deus trata homens e árvores.
Em Mc 11:14, 20-21, Jesus amaldiçoou a árvore que não tinha fruto.
Já em Lc 9:51-56, Ele deixa bem claro para os seus discípulos que não vem para matar as pessoas e sim para salvá-las e dar-lhes vida. Prova disso são os textos de Jo 8:10 e Lc 15:11-32.

Mc 8:17-18 - No nosso caso, enxergar homens igual enxergamos árvores, é problema no coração.
Nós temos tratado muitas pessoas como árvore e esse é um erro gravíssimo. Muitas pessoas tratam os outros com indiferença e esse é o contrário do amor. Deus trata as pessoas com amor e, como filhos dele, precisamos tratar os outros com amor, também.
Tem gente tratando amigos, chefe, pai, mãe, filhos como árvore. Há todo um movimento do sistema que tem ensinado a tratar gente como árvore e árvore como gente. Um exemplo disso são as leis ambientais, que são bastante severas e eficientes, mas muitos casos de homicídio ficam muito tempo sem resolução.
Também tem gente que tem problema com os outros e corta relações e não perdoa porque está tratando gente como árvore e isso é sinal de cegueira no coração.
Queremos mudar o mundo, mas não queremos deixar Deus mudar nossos corações. Queremos fazer coisas grandes para Deus, mas para Ele, se o obedecermos já é o suficiente.

Em Ap 2:23, está escrito que Deus vistoria a mente, o coração e a intenção de cada pessoa.
Tg 4:7-8 - Tem gente que trata uns como gente e outros como árvore, mas Deus ensina que não é assim, que quem está com a mente dividida, sendo seletivo, tem que purificar o coração.

Pe1:22 - Com a mente e o coração purificados pela palavra, Deus nos chama a amarmos uns aos outros de coração e sinceramente, sem dividir as pessoas entre homens e árvores.


Sobre o autor

Jubrac Jacuí
A Jubrac Jacuí faz parte da Rede Jovem, a divisão de jovens e adolescentes do Tabernáculo O Brasil para Cristo em Vila Jacuí.