quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Necessidade Básica
Jubrac Jacuí22:39


Dias atrás estava refletindo sobre quantas coisas nos são necessárias. Verdadeiramente, várias são as nossas necessidades básicas, mas, cheguei a uma conclusão: elas (necessidades), em sua grande maioria, são inventadas. Quer alguns exemplos? Compras de final de ano, troca de carro – 2006 pelo 2007, aparelhos celulares, televisores, tênis e quantas coisas mais...Se analisarmos, profundamente, veremos que são coisas que não deveriam ocupar o topo de nossas preocupações ou ansiedades.
Nesse momento de reflexão, fiquei perplexo porque a grande maioria dessas falsas necessidades não são permanentes em nossa história. Aliás, as coisas mais importantes fazemos de forma quase mecânica ou instintiva, como: comer, “banhar”, vestir um agasalho em dias de frio, entre outras coisas. Comparando essa pequena reflexão, deparei-me com um texto bíblico que tem grande significado: 
Pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus!” – (Romanos 3:23, NVI).

            Muitos vão perguntar o que tem a ver o pecado – glória de Deus, com as nossas necessidades básicas? 
            A resposta é muito simples, enquanto não nos atentarmos para a glória de Deus sobre nossas vidas, não conseguiremos entender aquilo que nos é basicamente necessário. O pecado, por si só, no afasta da presença de Deus. Consequentemente, de sua glória! Além disso, vários são os prejuízos por levarmos uma vida baseada no pecado. A principal: deixamos de ter uma ligação íntima com Deus!

E, se não temos intimidade com Deus, deixamos, também, de entender qual é o objetivo de Deus em nossas vidas. Atente-se para mais um exemplo:
            Já reparou que somos o único animal (muitas vezes irracional – quando damos vazão a nossa natureza pecaminosa) que foi criado à imagem e semelhança de Deus? Deus nos deu o domínio sobre todos os outros animais e, porque não falar que somos frutos de uma unção única dada pelo Criador! Olha como o amor de Deus e sua ligação íntima com a criatura (nós) são essenciais às nossas vidas!

            Somos singulares porque Deus queria ser a essência de tudo o que precisamos. Fomos feitos para termos uma relação profunda com Ele!
Mas, o pecado tirou-nos o foco do que é básico, ou seja, a presença do Senhor:
Quando a mulher viu que a árvore parecia agradável ao paladar, era atraente aos olhos e, além disso, desejável para dela se obter discernimento, tomou do seu fruto, comeu-o e o deu a seu marido, que comeu também. Os olhos dos dois se abriram, e perceberam que estavam nus; então juntaram folhas de figueiras para cobrir-se. Ouvindo o homem e sua mulher os passos do Senhor Deus que andava pelo jardim quando soprava a brisa do dia (viração dos dias – em algumas versões), esconderam-se da presença do Senhor Deus entre as árvores do jardim– (Gênesis 3:6-8, NVI).

            O pecado faz com que tenhamos distanciamento de Deus e, por isso, passamos a dar valor a coisas que não são tão necessárias à nossa vida.
Mas, hoje, se entendermos a importância da obra na cruz do calvário, podemos voltar a focar no relacionamento com Deus e a comunhão com seu Espírito Santo de modo a valorizar que fomos feitos para glória de Deus. Essa sim é a real necessidade de nossa vida!

            E, desta maneira, será gerado em nosso coração mais vontade de fazer aquilo que agrada ao Pai (Mateus 28:19-20) e, por conseqüência, levaremos outras pessoas a serem impactadas por uma vida abundante  (João 10:10b), reconhecendo ao final, que nossa vida tem uma real necessidade: externar a glória de Deus, conforme está escrito em Isaías 43:7.
            Portanto, diga não ao pecado e entenda que a glória de Deus, manifesta em sua vida, é a nossa maior necessidade!

             

In Category :

Sobre o autor

Jubrac Jacuí
A Jubrac Jacuí faz parte da Rede Jovem, a divisão de jovens e adolescentes do Tabernáculo O Brasil para Cristo em Vila Jacuí.