quinta-feira, 7 de novembro de 2013

#FlashLEC Outubro - Santidade Hoje:Utopia ou Realidade?
Jubrac Jacuí22:57

Santidade hoje: relativa ou absoluta? Quando falamos em santidade, o que vem a cabeça primeiro? Normalmente o que pensamos é a “preciso me afastar do pecado”. 
A santidade da Arca de Noé é a mesma da nossa pós-modernidade, pois ela é atemporal , assim como o pecado. 

A santidade não é relativa, é absoluta: é Deus quem determina o que é santo ou não.  A verdade não é uma coisa, é uma pessoa. Pois a palavra diz que Jesus é o caminho, a Verdade e a vida. A santidade é real e é possível de ser alcançada. O diabo quer que os jovens não acreditem nessas coisas, mas fato é que sexo só depois do casamento não é coisa da sua vó. Quando nos propomos a viver em santidade vem um monte de propostas de sexo ilícito, pornografia, traição, etc.

O diabo fica falando que o pastor fala isso porque já é casado e é um pensamento ultrapassado. Mas a verdade é que o que era pecado para Adão, é pecado para nós. Em Gênesis 2:24 , vemos que Deus casou Adão primeiro, para então consumar o ato com Eva. Uma só carne significa o ato sexual, e nesse versículo, ele vem depois de tudo. O inimigo faz a gente acreditar que são muitas regras para a juventude e que não é possível alcançar a santidade do jeito que Deus quer. Falar que o padrão de santidade de Deus é inalcançável, é mentira do diabo. Ele fica jogando com nossas mentes e nossas ideias para nos desencorajar com relação a santidade. 

Por que é tão Difícil?                                                                                                                                
1. Porque achamos que o padrão é muito alto e não se encaixa na pós modernidade.
2. Porque desconhecemos os valores do Reino de Deus.
3. Porque não conhecemos a palavra de Deus 

Qual o certo de Deus?
1. A santidade é um mandamento e é o único padrão aceito por Deus . (I Pedro 1:15).
Deus quem o chamou e você deve ser santo como Ele. Não há outro padrão, só o de Cristo.
2. A santidade é humanamente alcançável. Deus estabeleceu um padrão humano, não de anjo. (Romanos 6:2) (I Tessalonicenses 3:13) (Colossenses 1:27) .

Devemos ser mortos para o pecado e vivos para Deus. Tomamos umas do capeta, porque não sabemos nem quem somos, nem quem vive dentro de nós. Vivemos uma vida de santidade porque estamos mortos e mortos não pecam mais, morremos para o pecado e nascemos de novo para Deus.
 Como aceitamos a Cristo, o chamamos para habitar dentro de nós e Ele vai, logo, temos a Trindade dentro de nós. Se não vivemos, vive aquele que está dentro de nós, então, por isso é possível viver uma vida de santidade. Jesus é nosso sumo sacerdote, viveu aqui na Terra e nunca pecou. 

Quando estamos diante do pecado, podemos não saber como agir, mas aquele que habita em nós, sabe. Por tanto, se deixarmos que Cristo viva através de nós, venceremos o pecado. 
Hebreus 4:15 e Colossenses 3:3 nos garantem que já morremos e, por conta disso, a nossa vida está escondida com Cristo, dentro de Deus.

3. A santidade é obra do Espírito Santo em nós, é Ele quem nos santifica. (II Tessalonicenses 2:13).
4. A santificação, quando desprezada, gera um fim horrível. (I Tessalonicenses 4:8).

Pastor não é fiscal de ninguém, nós que conhecemos a verdade temos que decidir o que faremos com isso.
Quem despreza essas coisas, não despreza homens, despreza a Deus. (Hebreus 10:26-29).

Palavra Ministrada pelo Pr. Luciano Araújo no LEC de Outubro de 2013. Resumo da palavra por Lívia Freitas. 



Sobre o autor

Jubrac Jacuí
A Jubrac Jacuí faz parte da Rede Jovem, a divisão de jovens e adolescentes do Tabernáculo O Brasil para Cristo em Vila Jacuí.