terça-feira, 24 de setembro de 2013

#FlashLEC Setembro: Mateus Santos
Jubrac Jacuí21:57


1João 1.9
Dizer que o pecado é um instrumento de manipulação das massas é uma mentira inventada pelo Diabo. E, fato é que a confissão nos limpa do pecado. Essa prestação de contas é como quando você faz a lição e mostra para a professora corrigir, pois verdadeira prova de amor não é dizer sim para tudo.

Quando você pisar na bola terá alguém para corrigi-lo, mas se você continuar escrevendo sua história com rebeldia, seu final será longe de Deus.
O mundo corporativo normalmente remunera muito bem os gerentes e supervisores porque reconhece a grande responsabilidade de quem supervisiona.
A primeira consequência do pecado é o DOMÍNIO.

O pecado escraviza e você não consegue justificar porque o cometeu pois é escravo e não faz porque quer. Com a confissão você tem a possibilidade de não ceder mais ao pecado e viver a presença de Deus todos os dias que deve ser o nosso maior anseio.
Em Gênesis, quando o homem peca, vai para trás da moita se escondendo assim como um reflexo natural de todos que pecam.
A vida cristã é extremamente sintomática. Quando a pessoa deixa de  querer estar nos cultos, algo não está bem pois é natural se esconder.


A confissão traz liberdade!

As leis brasileiras dão benefícios a quem se confessa. As pessoas criaram medo da confissão pois ela causa exposição.
Como igreja você está disposto a ouvir seu irmão e orar por ele ao invés de espalhar a notícia?
Lembre-se que o pecado causa a morte!

Falar mal do problema do irmão ao invés de orar e chorar por ele também é pecado. Até quando você vai viver sendo bonzinho só para aqueles “que são santos”?
Até quando você vai continuar a obrigar o outro a usar máscaras de perfeição, sendo que você não é? Você acha que não pode parar para ouvir o seu irmão, interceder com toda sua força e ser canal de bênçãos na vida dele porque você não é pastor ou porque não ganha para isso? Você é sacerdote e foi salvo para isso!
A única hora que a Bíblia fala para olharmos para nós mesmos é quando vamos ver nosso pecado. (Mat 7.3)

Você topa emprestar o seu sono para orar por alguém e salvar uma vida? Você topa escrever sua história na história de alguém?
Ter dúvida não é pecado. Quando João Batista estava prestes a ter seu pescoço cortado, ele pediu para que conferissem se quem ele batizou havia sido Jesus mesmo. A dúvida é um caminho para ter certeza, portanto, não recrimine quem as têm.

Não queira ser uma “caixinha de promessas” cheia de chavões. Como crentes, às vezes temos linguagens e costumes próprios e é comum culparmos quem não é crente por não entender. Quando vemos alguém com o coração mas fechado já desistimos e falamos: “não adianta jogar pérolas aos porcos.” Só tem medo de perguntas quem não sabe as respostas. O conhecimento que nos liberta não é científico, é de viver e conviver com Deus. A resposta que o seu amigo precisa é a que sai da sua vida, seus comportamentos e atitudes, e não suas palavras.

1 Pedro 3. 15
Andar com Deus não é ficar burro, assim como fé não é o não questionamento. A Bíblia até diz para questionarmos se as profecias têm base bíblica. A dúvida pode ser uma forma de Deus te levar a verdade absoluta. Não temos que ser intolerantes.
Por que o pecado do homossexual é maior que o seu? É por que o dele dá para ver e o seu você faz escondido?

Em 2 Timóteo 3.5 Paulo fala para você se afastar (não geograficamente), mas tendo atitude diferente daquele descrito.
A Bíblia fala de um Cristo que fazia refeições com prostitutas e cobradores de impostos. Você não é mais santo que Jesus.
Deus quer usar sua vida para tocar uma geração inteira, você só precisa parar de ser preconceituoso. Ame!


Quando Jesus terminava sua refeição e saia, os desonestos paravam de roubar, as prostitutas paravam de se prostituir, todos saiam diferentes. E vc? Quem se aproxima de você sai diferente? Você é a resposta para este mundo. Vai se fechar em seu conforto? Quem se droga, se prostitui, faz isso procurando consolo, procurando a paz que você tem de sobra. Todos sabem que beber faz mal, mas fazem para se sentirem menos sós. Quando alguém chegar com um pecado, você será daqueles que soltará a pedra e irá embora ou será o representante daquele que questionará “onde estão os teus acusadores?” 

Palavra Ministrada pelo Seminarista Mateus Santos no LEC de Setembro/2013. Resumo da palavra por Lívia Freitas. 

Sobre o autor

Jubrac Jacuí
A Jubrac Jacuí faz parte da Rede Jovem, a divisão de jovens e adolescentes do Tabernáculo O Brasil para Cristo em Vila Jacuí.