domingo, 12 de maio de 2013

Somos Mordomos de Cristo
Jubrac Jacuí16:42





Texto base: 1 Cor 4.1,2

Paulo escreve para encorajar e responder perguntas que tem surgido na igreja. Neste capítulo 4 ele fala sobre liderança e, especificamente no versículo 9, ele faz alusão com o teatro, como se a vida fosse um teatro e nós os atores.

Somos sempre impulsionados ao sucesso, a fazer e acontecer. Por vezes, a intoxicação pelo sucesso atrapalha nossa saúde e família, tudo em nome de que as pessoas nos reconheçam.
Lutamos contra a devastação da insignificância. Vivemos à sombra do que achamos ser a grandeza do sucesso. Comparamos o que temos e o que somos. O capítulo 2 e o versículo 2 fala de um processo mental que resulta em uma conclusão, uma determinação inabalável, Paulo escolhe viver em um relacionamento com Jesus e diz para fazermos o mesmo. 

Talvez hoje nos sintamos como em um palco também e temos que fazer com que a estrela do palco brilhe, lembrando que o enredo é a redenção de Jesus. Nós costumamos usar "glória a Deus" como camisetas, adesivos e vígulas, mas João 17 nos mostra Jesus orando pelos líderes no caminho do Calvário e há uma clara definição do que é glorificar a Deus. Glorificamos a Deus quando completamos a nossa missão.

Você não está aí por acidente. Sua vida tem um propósito e você precisa cumprir a missão que Deus colocou em suas mãos pois é dessa forma que você irá glorificá-lo. Se você não foi mandado por Deus para fazer o que está fazendo então de nada vale. O mundo deve nos observar no palco da vida e nos identificar como ministros e mordomos do Senhor. A expectativa de Deus é que o mundo olhe nossas obras como servos.

Sabemos que tem gente abrindo mão de fazer a vontade de Deus porque querem mais glória.
Ao invés de usar o termo "diácono", Paulo usa o termo "remar embaixo" que é como o escravo trabalha no navio. O filme Ben Hur mostra esses escravos remadores. Eles não determinam em que porto o navio vai ancorar, o capitão é quem determina!

Estejamos de baixo da direção de um capitão que é fiel. Pare quando o Senhor mandar parar. Faça quando Ele mandar fazer. Avance confiante e sem medo quando Ele mandar avançar. Somos líderes servos com a responsabilidade de servir na casa de outra pessoa porque a igreja e o rebanho não são seus. Você é líder servo, mas o proprietário dessa casa espiritual é o Mestre.

Existiam os escravos de casa e os escravos de campo. Os senhores passavam uma lista de responsabilidades aos escravos da casa e eles cobravam se estavam cumprindo as tarefas
estabelecidas.  Precisamos lembrar também que o nosso Senhor virá para pedir conta de nossas tarefas também. Lembremos também que se Deus prometeu estar conosco, ou seja Ele estará inclusive no nosso namoro, olhando onde colocamos a mão e o que fazemos.

Quando Arão chegou diante da multidão a ordem era que ele ficasse nu diante da congregação para que lhe viesse a santidade. Se ele tivesse alguma mancha ou cicatriz, ela apareceria para a congregação. É junto à congregação que Deus mais trabalha em nossas vidas. Não é fácil ficar exposto, mas é nessa exposição que Deus trata o nosso caráter, nos aperfeiçoa e santifica.

Deus não trata ninguém em casa, sozinho. Se você se esconder e omitir nunca será curado.
Você tem que pedir para ser limpo, pois na sombra isso não acontece. E mais, Deus vai  nos consertando conforme vamos consertando a vida de outros. Aquilo que você quer esconder, Deus quer mostrar. É como quando conversamos com quem tem pelo no nariz ou na orelha e não importa para onde olhemos,  nossos olhos sempre param no defeito... Iniquidade é aquilo que está escondido e nos atrai.
Qual é o sei hematoma? Qual é a sua inclinação?

O inimigo ataca em nossas inclinações. Lembre-se qualquer que seja sua propensão, Jesus foi  ferido e moído pelas nossas transgressões. Ele já levou seus pecados.

Pregação Ministrada pelo Pr.Isaías dos Santos no LEC de Maio/2013. Resumo da palavra por Lívia Freitas. 

In Category : ,

Sobre o autor

Jubrac Jacuí
A Jubrac Jacuí faz parte da Rede Jovem, a divisão de jovens e adolescentes do Tabernáculo O Brasil para Cristo em Vila Jacuí.