segunda-feira, 11 de março de 2013

Artigo - #Flash Acamps "Conversão" #Tudo Novo
Jubrac Jacuí22:14

NA MOCHILA TRAGO A ESPERANÇA

A esperança de acertar o alvo e fazer a diferença nesta geração foi o foco e resultado do acampamento 2013.

Sexta-feira, calor, chuva, empecilhos, trânsito... Enfim cidade de São Paulo no início do fim de semana. No começo da noite muitos jovens estão se preparando para ir à baladas, shows, shoppings, cinemas, entre outros. Mas em São Miguel outros jovens esperam numa imensa fila que desce uma escadaria do térreo ao estacionamento subsolo da igreja Tabernáculo O Brasil Para Cristo em Vila Jacuí.

Malas com roupas, cobertores, travesseiros, itens pessoais e muita, muita, mas muita expectativa para um final de semana que mudaria a vida de todos. Esse seria o acampamento Jubrac e Adobrac 2013 – com o tema: Conversão. Todos começam a tomar seus lugares no veículo que se tornaria uma igreja móvel, com louvores e comunhão. Após algumas horas de viagem chagamos a Chácara dos Sonhos – nem ao menos sabíamos que este nome não era apenas um acaso.

Lanchamos para em seguida irmos em direção ao culto de abertura do Acampamento 2013. Uma breve Palavra e orientações foram passadas. Inclusive sobre o “SMS Arcaico”, no qual tínhamos a missão de mandar uma mensagem à mão para quem quiséssemos.

O sábado começou cedo para todos (mesmo para os bagunceiros da madrugada) com buzinas e gritos animados da turma do JV na estrada. Logo após o farto café da manhã, recebemos a sabia ministração do missionário Edson Teixeira que nos trouxe um estudo de Romanos. A reflexão começou por Romanos 12 e a análise da palavra Metanóia, que é a mudança de mente (não vos conformeis, mas transformai-vos...).

O missionário nos lembrou de que o que destruiu Sodoma e Gomorra foi a ausência do bem e não a presença do mal. Fomos alertados para o fato de que quando apontamos o dedo para alguém que julgamos pecador, estamos ainda mais perdidos que eles. A título de exemplo temos os comentários infelizes de religiosos sobre a tragédia da boate de Santa Maria. Dessa forma a graça de Deus não pode trabalhar em nós porque a nossa justiça não deve vir de nós nos acharmos mais santos e sim da cruz de Cristo! O maior inimigo da conversão é a religiosidade.

Não devemos confundir convencimento com conversão. Não devemos medir nossa santidade pelo tamanho do pecado das pessoas lá fora e sim pela nossa proximidade de Deus. Na redenção, Deus nos tirou do mundo, na conversão Deus tirou o mundo de nós. O que nos faz justos diante de Deus não são as nossas boas obras, e o que nos torna ruins não são as nossas más obras. Todo nosso ser é pecado. Jesus não morreu só pelos nossos pecados, mas morreu por nós pecadores (Rom 3.23). Temos que nos sentir bem e aceitáveis diante de Deus pela graça e não pelas coisas que praticamos. A base da nossa justificação para a santificação está em Rom 5.

Nosso maior inimigo não é o Diabo é o nosso próprio eu contaminado. A conversão tira a nossa mente da meta errada. O sistema de Deus é transformar a nossa mente de glória em glória e o sistema do mundo é colocar você em uma fôrma. Vimos também que muitas vezes não somos transformados porque achamos que os nossos planos são melhores que os de Deus. Queremos que Ele se rebaixe e concorde com o que nós pensamos. Devemos aprender a trocar as nossas ideias pelas ideias de Deus.

Abençoados após essa tremenda palavra, desfrutamos de uma deliciosa feijoada e curtimos a piscina com os corações alegres pelo que Deus ainda faria. Nesta noite tivemos uma ministração do Pr. Luciano baseada no texto de Malaquias 4. 5-6 que, trata de uma conversão mútua, dos pais aos filhos e dos filhos aos pais. Aprendemos que pai e mãe possuem experiência, enquanto os filhos possuem a força. Há uma explosão no mundo espiritual e natural quando esses 2 itens se juntam.

Todos os jovens foram incentivados a tomar um adolescente e orar por ele. Enquanto uma chuva forte caia lá fora, Deus derramava suas águas de cura em nossas vidas. Numa intercessão que a Jubrac fez pela Adobrac o sonho do coração do Pr. Luciano foi realizado. Sem que os pequenos jovens soubessem, seus pais estavam do lado de fora do templo, aguardando a hora em que poderiam surpreender seus filhos. Os adolescentes estavam sentados orando e no meio da oração, sem que eles percebessem, as portas foram abertas e seus pais entraram e os abraçaram. Muito choro, perdão, amor... Vidas foram libertas. Algo que marcou nossos corações e nossas histórias.

Hora de dormir. O último dia ainda nos reservava muito mais. Dessa vez, todos cansados, dormiram profundamente. Acordaram de forma serena, tranquila e bem organizada. Algo muito estranho para centenas de jovens. Tomar o café da manhã delicioso e... Palavra! Nosso alimento fundamental.
A ministração matinal ficou por conta do Pr. Luciano. Dessa vez, algo dedicado aos jovens em geral sobre relacionamentos. A condução do Espírito Santo foi tremenda. Aprendemos que para Deus existe um padrão no relacionamento. Um padrão Divino. Quando nos afastamos deste preceito, tudo começa a dar errado. Talvez não percebamos, pois o errado nem sempre chega ao ato da decisão, mas geralmente, um tempo depois.

Devemos parar de nos preocupar com o exterior, com “coisas que mudam no shopping”. Devemos nos preocupar com a essência das pessoas, que só Deus conhece. Devemos pedir que ele mostre-nos esse interior, e que seja por essa essência que nos envolvamos. O homem escolhe uma auxiliadora e a mulher escolhe um governante. Mas esse fundamento não se limita a relacionamentos para namoros, noivados ecasamentos. Mas para todo tipo de relacionamento... Entre amigos, namoros, familiares, irmãos da igreja, entre todos os filhos de Deus. Essa palavra trouxe conhecimento e sabedoria aos jovens. Pois logo em seguida houve uma dinâmica que mostrou diversos textos bíblicos sobre imoralidade e atitudes que machucam o coração de Deus. Textos que mostraram o que Deus quer de nós, entre atitudes e pensamentos. Mas também teve algo para abençoar a quem tanto nos abençoa. O Pastor Luciano havia feito aniversário naquela semana, então era a hora de entregar presentes. Para acabar este momento, squeeze e cadernos como lembrança.

Em seguida, hora do almoço. Um churrasco delicioso e máquinas de refrigerantes para refis liberada (algo que jovem nenhum gosta, não é?! Ainda mais com squeezes em mãos). Tudo isso com campeonatos de futebol e vôlei, talentos da piscina, jogos, comunhão, sol, piscina, sombra, água fresca, natureza... Um dia escolhido por Deus para que vivêssemos e mudássemos nosso coração para a forma que Ele anseia.

Infelizmente, chegou o fim deste momento. Hora de arrumar as malas. Ir para o culto de encerramento e partir. Mas incrivelmente Deus não tinha parado de agir ainda (creio que ainda não parou). Pentecostes: foi isso que clamamos no último culto naquele local. Deus veio com suas águas, seu Espírito Santo, e muitos foram batizados, quebrantados, aproximados e salvos pelo Salvador de nossas almas. Ansiosos por este momento, antes de ir, fomos conferir nossos “SMS Arcaico” e ler as lindas mensagens. Despedimo-nos do local com um delicioso bolo de aniversário surpresa do Pr. Lu.

Dentro dos ônibus, fomos conversando, cantando, rindo, comentando sobre esses dias...
Retornando para casa, acredito que cada um, em momentos distintos, olhou ao céu da mesma forma. Com corações gratos e aquele olhar que dizia: “Deus, Tu és tudo para mim. Muito obrigado!”.

Por
e
 


Sobre o autor

Jubrac Jacuí
A Jubrac Jacuí faz parte da Rede Jovem, a divisão de jovens e adolescentes do Tabernáculo O Brasil para Cristo em Vila Jacuí.