segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Profissão x Cristão: DIREITO
Jubrac Jacuí21:01



E ai galera, tudo bem?
Vou falar um pouquinho de uma profissão que muitos (acredito eu) tenham pensado em seguir e,talvez, tenham desistido no meio do caminho com o seguinte pensamento: "Vou ter que ler muito!". Esse pensamento é verdadeiro sim, mas, não significa que você terá que decorar (saber todas as leis). Na verdade, o estudo diligente deve acompanhar todo profissional quer de direito, quer de outras áreas. Esse profissional não estuda mais ou menos do que outras áreas. O estudo é simples, ainda que demande muito tempo. Portanto, tirem da cabeça que será preciso decorar códigos, constituição ou leis.

A profissão que vamos falar um pouco é a de Bacharel em Direito, o "adevogado", como perceberam.
É importante estabelecer, nesse primeiro momento, uma breve linha de apresentação do curso e sua relação aos preceitos cristãos.
Nota-se que, como percebemos nas leituras bíblicas (principalmente no velho testamento), o curso de direito muito se assemelha aos princípios bíblicos que (devem) reger todos os nossos relacionamentos. Isso muito nos é falado na palavra que traz a vida, ou seja, a Bíblia Sagrada.

Quem nunca reparou que Deus fez os dez mandamentos, primeira lei a ser escrita e entregue ao seu povo e que antes desse mandamento, Deus instituíra - a Adão e Eva, uma restrição - que geraria uma consequência, uma penalização?
Em complementação, reparamos nos ensinamentos cristãos a grande relação que a bíblia tem com essa profissão. Deus é o justo juiz (Salmos 7:11). Jesus Cristo é o nosso advogado fiel em favor ao Pai (1 João 2:1).

É uma profissão com muitos ramos - tem direito para tudo ("falando o português correto!"): criminal, trabalhista, previdenciário (aposentadorias etc), cível, ambiental, desportivo, para citar algumas áreas. Muitas são as peculiaridades dessa tão nobre profissão, mas, o maior desafio, ao meu ver, encontrado no exercício dessa ciência são as alterações (inúmeras) que atingem a família, base da sociedade e base do propósito de Deus para com os homens. Área em que atuo, por exemplo, a mais de quatro anos.

É importante destacar que, especialmente, as inúmeras alterações trazidas à essa área nada mais são do que a aplicação dos anseios da sociedade atual. Cite-se como exemplo: a união homoafetiva (nesse primeiro momento não estou estabelecendo, sobre esse tema, reflexão à luz da palavra de Deus).
Portanto, de uma forma bem simples, o maior desafio, ao meu ver, no curso de direito hoje, é a aplicação dos preceitos cristãos com relação à família, como dito, base de toda a sociedade.

Por fim, e para deixar bem claro outros preceitos, é importante fazer tudo com ética, não deixando se corromper pelo que o mundo tem apresentado.
Abraços e muito obrigado a Jubrac Jacuí por essa nova abertura, em especial ao Pastor Luciano e sua esposa Ana Paula. Valeu galera!"


In Category : ,

Sobre o autor

Jubrac Jacuí
A Jubrac Jacuí faz parte da Rede Jovem, a divisão de jovens e adolescentes do Tabernáculo O Brasil para Cristo em Vila Jacuí.