segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

FlashLEC - Qual o seu propósito?
Jubrac Jacuí15:11





Marcos 1.38 e João 18.37


Dizer "eu vim para isso" indica que Jesus sabia exatamente porque tinha vindo ao mundo. 
E isso faz toda diferença na vida de um ser humano.
Você sabe para que você nasceu?

O príncipe da Inglaterra quando nasceu, não sabia porque tinha vindo ao mundo. Com mais ou menos uns 6 ou 7 meses ele pôde começar a fazer uma diferenciação porque quando ele chorava, tinha 3 ou 4 pessoas em volta dele... E quando ele começou a ir a escola, não foi uma comum. A casa dele não tinha um quintal comum, era gigante, ele tinha os melhores carrinhos, tudo de melhor. Os pais e avós foram falando para ele: "Ei, você não pode fazer isso ou aquilo, menino, porque você nasceu para ser rei." Ele nasceu em família real, então teria que ser preparado para ser um rei desde pequeno. Ele vai crescendo com um estilo de vida diferente porque tem a certeza de que nasceu para ser rei.

Uma das coisas que mais faltam a esta nossa geração é um senso de próposito. Pensam em balada de domingo a domingo e seu único outro próposito é ganhar dinheiro. Ou na área empresarial, fazem vários MBA's para serem executivos de sucesso, mas no mal sabem realmente qual será o ponto desse sucesso. O sistema os vai conduzindo e eles nem percebem. Por mais que essas pessoas transpareçam ter um propósito, na verdade elas estão a caça dele.  Vive-se atualmente uma verdadeira crise de senso de propósito.
As pessoas sem propósito não sabem para onde estão indo, qual o caminho e nem porque estão indo.

Um cara encheu o bolso de dinheiro cantando isso na grande míidia: "Deixa a vida me levar. Vida leva eu... Deixa a vida me levar. Vida leva eu... Sou feliz e agradeço por tudo que Deus me deu". E é exatamente assim que as pessoas tem vivido.

Jesus caminhou em direção ao seu propósito sem perda de tempo. Descobrir o propósito da sua vida é libertador!

A história de José é um bom exemplo de propósito.
Ele foi escravizado e preso injustamente. No começo ele não sabia porque tudo isso havia acontecido, mas ele sabia que tudo que viesse a sua mão para fazer, deveria ser bem feito.  Assim como ele, não devemos trabalhar apenas para não morrer de fome, e sim, fazer de coração e com dedicação.
José em todo tempo entregou a glória para Deus. Veio a fome em Canaã e José entendeu todo propósito de sua vida, ele faz uma linda declaração quando se revela aos irmãos em Gênesis 45.4-8. Imagine: José foi vendido como escravo pelos irmãos, humilhado, começa a trabalhar, é preso injustamente, esquecido na prisão por um cara que ele ajudou, ai vai ser governador, faz tudo direitinho, e quando os irmãos que o venderam vem precisando de ajuda ele diz: "Fica tranquilo, não vou me vingar, eu já entendi o propósito da minha vida.. Tudo isso aconteceu para que eu viesse antes para cá e arrumasse as coisas para que vocês não morressem de fome. Foi para isso que eu nasci e passei por tudo, para salvar vocês da morte." 

Quem entende seu propósito, sabe onde vai chegar. Não perde tempo com vingança, não fica choramingando pelos cantos, não fica desesperado, não fica recriminando o que aconteceu porque sabe para que nasceu.
José não tinha ideia, mas estava fazendo parte de um plano que Deus havia revelado para Abraão em Gênesis 12. José não recebeu um script quando nasceu, ele percebeu o plano de Deus sozinho, ele só sabia que tinha um propósito maior.

Quem consegue entender que Deus tem sempre um propósito maior por trás das coisas, não vive castigado por frustração, mas sabe que Deus tem coisas muito mais excelentes.
Você não nasceu para ser um engenheiro, um médico ou um gerente de marketing, você nasceu para fazer parte de um plano de Deus. A empresa é apenas uma desculpa enquanto você está aqui passando um tempo, é apenas uma parte do script .. Deus colocou você lá para que as pessoas conheçam o Senhor da história através da sua vida. O que são 100 anos diante de uma eternidade. Deus vê as coisas de um modo totalmente diferente da gente.
Quando você descobrir o propósito mais excelente de Deus em sua vida, tudo o que você viveu se tornará fumaça diante daquilo que Deus terá!

Você acha que nasceu para estudar no exterior e se tornar o melhor pesquisador do mundo? Você acha que isso é excelente? Deus tem coisa muito mais excelente para a sua vida. Estabelecer o Reino de Deus na terra, amando-o profundamente é o que há de mais excelente na vida. Fazer parte do próposito de Deus e não, fazer com que Deus apenas participe da sua história com um script  que você escreveu. Deus é que é o dono do teatro, Ele que criou tudo, o cenário, a trilha sonora, etc.. Ele, por graça e misericórdia, deixa eu e você participar da história.

O propósito de participar das coisas de Deus é muito maior do que tudo que você já viveu.
Nem os cientistas sabem quantos bilhões de galáxias existem, não sabem a dimensão do universo e a Bíblia diz que Deus criou o universo com a palavra. Ele disse "haja" e houve.
A coisa mais excelente que você pode fazer pelo mundo, é fazer com que ele conheça ao Senhor. 

O plano de Deus é ter uma família que pareça com Jesus Cristo. Se você quiser fazer parte disso, a história já está pronta, só basta entrar no script de Deus que você vai ganhar um propósito para a sua vida. Aquele que busca sinceramente a Deus, o encontra.


Pregação Ministrada pelo Pr.Luciano Araújo no LEC deJaneiro/2013. Resumo da palavra por Livia Freitas.



Sobre o autor

Jubrac Jacuí
A Jubrac Jacuí faz parte da Rede Jovem, a divisão de jovens e adolescentes do Tabernáculo O Brasil para Cristo em Vila Jacuí.