quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

¿El Burro Adelánte?
Jubrac Jacuí13:56



Portanto, estendam a mão e acolham uns aos outros, para a glória de Deus. Jesus fez, agora, é a vez de vocês! Romanos 15.7 (versão A Mensagem)

Aqui vou eu começar outro texto falando sobre guarda-chuva... Rs.
Esses dias, observando a rua em dia de chuva, notei como as pessoas com guarda-chuva querem andar embaixo dos toldos das lojas não se importando com aqueles que estão sem proteção alguma e simplesmente os obrigando a se molhar ainda mais, já que o guarda-chuva ocupa espaço embaixo dos toldos. Acredito que as pessoas não façam isso conscientemente. Acredito até que eu mesma já possa ter feito isso antes de reparar que ato de egoísmo praticava. Infelizmente o ser humano é egoísta desde pequeno. Noto isso claramente quando estou ministrando às crianças na Menibrac. Poderia citar centenas de exemplos que já vi acontecer lá.

Note como quando alguém nos pergunta sobre algo errado que fizemos nossa primeira reação é tentar minimizar nossa culpa.. Ou como começamos citando o nome de outras pessoas na frente, quando  estamos encrencados. Antigamente era considerada questão de educação que nos policiássemos quando fôssemos nos incluir na citação de pessoas para algo. O correto era nos colocarmos em primeiro se fosse uma situação ruim ou por último se fosse algo bom. Quem já assistiu Chaves deve lembrar-se da frase "O burro vem na frente. O correto é Quico e eu". A expressão utilizada pelo Professor Girafales, fazia referência justamente a essa descortesia de nomear há várias pessoas, colocando o seu nome adiante de todos. Hoje em dia a regra caiu em desuso e até no desconhecimento, mas preste atenção como você tem dificuldade inconsciente de por essa regra em prática. Quer um fundamento bíblico para você mudar isso?
(Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros) Romanos 12.10!

A verdade é que o único capaz de mudar essa nossa natureza egoísta e carnal é o amor de Deus. Sua graça que nos alcança de forma imerecida. Quando O conhecemos verdadeiramente e passamos a caminhar com Ele, nosso alvo muda e nosso estilo de viver também. 
A nossa comunhão está baseada no sangue pelo qual fomos lavados e este fator que nos une é muito maior do que qualquer outro que nos separa.
Segundo Brennan Manning, o eixo da revolução moral cristã é o amor, Jesus o classificou como o sinal pelo qual o discípulo seria reconhecido. E mais, John McKenzie, totalmente embasado biblicamente disse que "a fé não tolera um amor moderado por um companheiro humano mais do que tolera um amor moderado entre Deus e o homem."

O quanto você tem se destacado como diferente do mundo? 
Como você tem feito a diferença na vida de outras pessoas?
O seu "amor ao próximo" gera atitude ou apenas belas palavras?
Você seria capaz de fazer como na foto? Seria capaz de ceder seu guarda-chuva e se molhar em nome de outra pessoa e fazer isso sem esfregar na cara de ninguém, sem ficar com dó de si mesmo ou se vangloriar pelo fato heroico? Fazer isso em troca de nada? Só por amor?

Sobre o autor

Jubrac Jacuí
A Jubrac Jacuí faz parte da Rede Jovem, a divisão de jovens e adolescentes do Tabernáculo O Brasil para Cristo em Vila Jacuí.