Dez pessoas oram para conseguir apenas uma vaga de emprego pela qual disputam, apenas 1 será atendida e 9 não. Em um mesmo local, um jogador de futebol cristão ora para que não chova no dia de seu jogo e um agricultor pede que Deus envie chuva para sua plantação.
Eu queria que meus pais tivessem uma saúde perfeita, queria morar em uma casa com piscina, ganhar o triplo do que ganho, já ter uns 2 filhos e um um Mitsubishi ASX na garagem.
“Atendendo a todas as orações possíveis, Deus, com efeito, abdicaria de sua função, entregando o mundo à nossa administração. A história mostra como administramos o poder limitado que nos foi concedido: fazemos guerras, cometemos genocídios, poluímos o ar e a água, destruímos florestas, estabelecemos sistemas políticos injustos, concentramos bolsões de riqueza supérflua e de gritante pobreza”. Philip Yancey
Quando eu era criança, queria logo ficar mais velha porque acreditava que isso me traria respeito e independência que me fariam mais felizes que na infância. Quando estava no ensino médio pensava que se eu entrasse na USP ficaria rica e admirada. Depois que entrei, passei a esperar que isso aconteceria depois que me formasse, então almejei muito pelo diploma. Depois pela carta, por um carro, um IPhone... Formada, pós-graduanda, adulta os sonhos apenas foram mudando... Eclesiastes 5.10 diz que quem ama as riquezas, jamais ficará satisfeito. A sociedade sempre nos cobrará mais. Se estiver solteira, precisa namorar, se namora, precisa se casar logo, quando se casa, todos querem o fruto do casal, se têm apenas 1 filho, precisam de mais 1 para fazer companhia e assim por diante...
Pensando na companhia do Espírito Santos, percebi que todos os sonhos que enumerei, na verdade são meios que eu acredito necessários para me levarem a felicidade. Nesse momento acreditava que ter meus pais em perfeito estado de saúde, viver em um casarão, com crianças (companhias que eu amo) e ter um Mitsubishi ASX me fariam mais feliz. Por que Deus simplesmente não me dá tudo isso agora mesmo enquanto escrevo isso?
Mas será que um turbilhão de milagres sustentaria nossa fé? Basta observar os israelitas que eram viciados em milagres ao invés de Deus e posso concluir que a resposta é não. Não sustentaria o tipo de fé em que Deus está interessado, diz Yancey em seu livro Oração.
C. S. Lewis encerra essa discussão dizendo que a essência do pedido, que difere da compulsão, é que ele pode ser concedido ou não. E se um Ser infinitamente sábio ouve os pedidos de criaturas tolas e finitas, naturalmente Ele às vezes atende e às vezes recusa os pedidos delas. O “sucesso” invariável na oração não provaria de modo algum a doutrina de Cristo. Provaria algo muito mais parecido com magia.
Amy Carmichael orava para que Deus mudasse a cor de seus olhos castanhos para azuis e ficava desapontada ao ver que isso não acontecia. Mais tarde descobriu um sentido para a cor de seus olhos ao descobrir seu chamado missionário para atuar na Índia aonde pintava seu rosto com café e conseguia ser aceita salvando crianças e mulheres da prostituição forçada.
“Eu não penso como vocês pensam. Sua forma de agir não é a forma de eu agir. Assim como o céu está acima da terra, assim meu modo de agir está acima da forma de vocês agirem, e meu modo de pensar está acima da forma de vocês pensarem” Isaías 55.8,9.